Trilhas de aprendizagem: o que são e como elas podem lhe ajudar

Entenda como oferecer uma experiência de ensino cada vez mais abrangente, utilizando a metodologia das trilhas de aprendizado a favor de seus alunos

Você já utiliza trilhas de aprendizagem na escola? Sabia que essa pode ser uma boa ferramenta para o professor se organizar e criar um ambiente de aprendizagem mais rico?

Inicialmente, as trilhas surgiram no mundo corporativo para melhorar a capacitação dos funcionários e, assim que foram percebidos seus benefícios, começaram a ser aplicadas também em sala de aula.

E quais são esses benefícios? Maior autonomia do aluno, aprendizado inclusivo, ensino por competências, nivelamento do conhecimento, entre outros.

Em um mundo onde o aluno passa a ser protagonista do seu aprendizado, as trilhas são uma excelente oportunidade de aprendizagem ativa. Confira: 

O que são trilhas de aprendizagem?

As trilhas de aprendizagem visam o contínuo desenvolvimento dos alunos através de um conjunto integrado, sistemático e contínuo de transmissão de conteúdo. Essa transmissão pode ser realizada através de vários instrumentos, tanto tecnológicos, como os tradicionais. Por exemplo, o professor pode aliar às aulas expositivas diversas ferramentas como livros, jogos, vídeos e podcasts.

O objetivo principal é que o conteúdo transmitido pelo professor possa combinar com as necessidades dos estudantes. Dessa forma, as trilhas de aprendizagem na escola devem necessariamente considerar as individualidades dos alunos. Afinal, já é sabido que cada um aprende em um ritmo e de formas diferentes. 

Em resumo, as trilhas são facilitadoras da aquisição do conhecimento através de atividades variadas, combinando recursos tecnológicos e aulas expositivas. Como resultado, é esperado o aprendizado completo, englobando o desenvolvimento de competências.

Como as trilhas podem ajudar o professor?

As trilhas de aprendizagem na escola podem ser colocadas em prática no formato linear ou agrupado. No linear, a aquisição de um novo conhecimento depende de outro adquirido previamente. Já no modelo agrupado, o estudante pode trabalhar sua autonomia, definindo a ordem de aprendizado de acordo com o seu perfil.

Independente do formato, as trilhas podem potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral do aluno. Isso porque as trilhas oferecem múltiplas visões de conteúdos a serem repassados, fazendo com que o aprendizado seja rico e com maior qualidade. Vale lembrar que as trilhas precisam ter algumas características para obter sucesso. São elas: 

  1. Proporcionar boas experiências aos alunos;
  2. Ser flexível para que o aluno possa exercer sua autonomia;
  3. Estimule a assimilação do conteúdo.

Confira 5 benefícios das trilhas de aprendizagem

Entre os inúmeros benefícios que as trilhas de aprendizagem na escola podem trazer aos alunos, vamos enumerar os 5 principais:

1. Proporcionam um aprendizado inclusivo

Uma vez que as trilhas são pensadas no aprendizado flexível, os alunos podem optar pelas ferramentas de aquisição de conhecimento que mais se adaptam. Por exemplo, se o aluno tem mais facilidade de aprender através da leitura, ele poderá optar pelo livro, ao invés do vídeo. 

2. Estimula a autonomia do aluno

As trilhas de aprendizagem na escola estimulam o aluno a ser proativo. Essa condição faz com que o estudante seja mais engajado e protagonista durante o processo. Isso vai ao encontro do que preconiza também as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

3. Incentiva o aprendizado por competências

Esse tipo de aprendizado ativo favorece a aquisição do saber, fazendo com que ele não seja mais por disciplinas isoladas, mas sim, através da combinação de todas elas, gerando uma conexão de recursos e habilidades. 

4. Nivela o conhecimento

Ainda mais agora, depois da pandemia do Covid-19, se faz urgente oferecer maneiras para que os alunos consigam estar no mesmo lugar em relação ao conteúdo proposto. Uma delas é certamente através das trilhas de aprendizagem, uma vez que os alunos caminham juntos dentro de um mesmo assunto.

5. Aumento de empregabilidade futura

Para os alunos concluintes do ensino universitário, estima-se que a taxa de desemprego é de 45%. Ao desenvolver competências e habilidades, não somente técnicas mas também sócio-emocionais, as trilhas de aprendizado oferecem uma nova perspectiva para esses jovens ao concluírem o curso mais preparados para o mercado de trabalho. 

Como aplicar as trilhas de aprendizagem na escola?

Sendo um ótimo recurso de aplicação de metodologias ativas, as trilhas de aprendizagem podem ser aplicadas no ambiente escolar de diversas maneiras. Algumas metodologias que podem se utilizar delas são:

  • Sala de aula invertida;
  • Gamificação;
  • Aprendizagem baseada em projetos.

Inclusive, o blog do IsCool App já abordou o assunto de metodologias ativas em artigos anteriores. 

Leia mais:

Os benefícios do videogame para o desenvolvimento educacional

4 metodologias ágeis ideais para a educação e para transformação de seu colégio

GUIA DA EDUCAÇÃO 5.0: novas tecnologias e metodologias

O primeiro passo para aplicar as trilhas de aprendizagem é conhecer o perfil dos alunos e trabalhar diversos níveis de dificuldade. A montagem de uma trilha deve ser desenvolvida pelo time pedagógico da escola visando as necessidades de cada disciplina e estudante.

Após esses passos, é importante definir as diversas atividades que irão compor as trilhas de aprendizagem. As atividades devem levar em conta o quanto poderão estimular os alunos, incentivando a participação. Nesse sentido, é interessante pensar em atividades que envolvam: vídeos, podcasts, mapas mentais, textos, fóruns, práticas individuais e em grupo.

A característica principal de uma trilha de sucesso é que tenha uma sequência, como num jogo de tabuleiro no qual cada jogador deve lançar os dados para avançar para a próxima casa. Enfim, a trilha deve ser montada de maneira sequencial e lógica. 

Por exemplo: a prática do Storytelling (contar histórias) pode ser de grande valia nesse momento, pois se trata de uma cadeia de eventos narrativos em sequência.

Por fim, é extremamente importante observar os resultados das trilhas de aprendizagem escolar, uma vez que é possível identificar o que deu resultado positivo e o que precisa ser melhorado para as próximas turmas.

Deixe uma resposta