TikTok em sala de aula: como usá-lo a favor do professor?

Antes de torcer o nariz para esse canal de mídia social tão popular, saiba que é uma excelente ferramenta para aproximar seu colégio das gerações mais novas; entenda como ela pode fazer parte do seu plano pedagógico

O TikTok criou uma forma diferente de interação com vídeos na internet, consagrando-se como um dos aplicativos que mais se destacam entre as crianças e os adolescentes. Trabalhar o TikTok na aula é uma ótima proposta pedagógica, já que os professores poderão ensinar o conteúdo escolar e propor atividades de maneira dinâmica e atual.

As redes sociais são espaços para todo tipo de conteúdo, e o contexto educacional pode fazer parte do mundo digital a partir da mediação de um professor, utilizando a experiência on-line dos alunos no TikTok para complementar a educação escolar.

Além disso, o ensino remoto virou uma realidade brasileira após a pandemia de 2020 e, independentemente da idade escolar, os alunos passaram a conviver com o ensino por meio da internet. 

Segundo o artigo O uso do TikTok no contexto educacional (2020), da Revista Novas Tecnologias na Educação, os professores se adaptaram à nova realidade e, agora, podem diversificar ainda mais a comunicação com a turma, ensinando e propondo atividades escolares com o TikTok na aula.

Leia neste artigo as principais informações dessa nova rede social e como é possível explorar o TikTok na aula.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo criado para o compartilhamento de vídeos curtos. Qualquer usuário pode postar um vídeo de poucos minutos. Vídeos com coreografias divertidas são muito populares, assim como vídeos ensinando como fazer uma receita ou uma experiência científica para crianças.

Usar o TikTok na aula é explorar a prática pedagógica nessa diversidade de vídeos, direcionando o conteúdo para o tema que deve ser trabalhado.

O que é a Pedagogia do TikTok?

A Pedagogia do TikTok é uma proposta de ensino que incentiva o trabalho de assuntos escolares dentro da plataforma de vídeos. O professor pode desenvolver o conteúdo por meio da fala dinâmica, coreografias, dublagens e outros recursos de edição.

Essa metodologia também incentiva que os alunos façam as atividades com os recursos de vídeo que eles já usam no TikTok nos momentos de diversão. Assim, o TikTok pode se tornar o espaço que complementa o conhecimento que está sendo compartilhado na sala de aula.

A Pedagogia do TikTok é o caminho para conciliar o ensino e as ferramentas da tecnologia que já são utilizadas pelos alunos, possibilitando que as atividades em sala ou a lição de casa sejam mais divertidas e interativas.

O TikTok pode ser uma ferramenta de ensino?

O TikTok pode ser um importante aliado do professor dentro da escola, pois combina a vivência diária dos alunos nos smartphones e o período escolar, propondo uma mudança interativa que, com certeza, vai chamar a atenção dos estudantes e possibilitará que eles explorem os recursos dos vídeos curtos que já conhecem dentro do tema da aula.

Seja por meio das dublagens, seja por meio dos resumos ou de uma coreografia, o TikTok tem potencial para beneficiar a aquisição de competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento escolar do aluno. 

Usar a linguagem da internet como uma aliada da educação e da transmissão do conhecimento é a melhor forma para cativar os estudantes, enquanto eles exercitam o que acabaram de aprender.

Como usar o TikTok em diferentes disciplinas escolares?

Com criatividade e adaptação do tema, todas as disciplinas podem usar a tecnologia do aplicativo de vídeos. Por isso, separamos algumas dicas para que professores possam usar o TikTok no planejamento de aula e nas atividades dos alunos. Confira abaixo!

Resumos sobre o tema da aula

O professor pode aproveitar o tempo máximo do vídeo do TikTok para resumir um tópico da disciplina, informando os principais pontos do tema que não podem ficar fora da discussão em sala de aula e nas respostas dos exercícios.

Além disso, o professor pode solicitar que os alunos façam um vídeo com um resumo da matéria que acabaram de aprender. 

Por exemplo, uma professora de história pode pedir um resumo de um acontecimento histórico, ou um professor de português pode pedir exemplos de frases do assunto que foi ensinado ou trechos das produções escritas por meio do aplicativo.

Resoluções de exercícios

Uma ótima forma de usar o TikTok na aula é aproveitar a praticidade on-line para resolver exercícios da disciplina, para que os alunos sempre possam rever enquanto estudam

Além de facilitar a aprendizagem, essa prática incentiva que a plataforma de vídeo seja um espaço de entretenimento e de estudo ao mesmo tempo.

Dublagens e vídeos como exemplos

O ponto forte do TikTok é a descontração, portanto, o professor pode aproveitar para utilizar memes, dublagens e vídeos de outros usuários como exemplo de situações que têm relação com os temas que estão sendo discutidos na disciplina.

Essa é uma estratégia que funciona com qualquer assunto e é uma postagem que tem muita aceitação nas redes sociais, basta combinar criatividade e interpretação para chamar a atenção do aluno de uma maneira divertida.

Vantagens e desvantagens do TikTok na aula

Essa nova forma de interação com os alunos, com certeza, tem muitos pontos positivos, mas é importante observar o que pode prejudicar o ensino em sala de aula. Veja aqui as principais vantagens e desvantagens da Pedagogia do TikTok.

Vantagens

O vídeo curto pode ser um grande aliado do conteúdo escolar, pois oferece um momento de entretenimento visual, deixando um pouco de lado a rotina de estudos tradicional.

Desvantagens

O uso de celular na sala de aula pode interferir negativamente na aprendizagem, gerando distração. O grande desafio dessa atividade será o controle do tempo que o aluno poderá acessar o TikTok e os outros aplicativos do smartphone.

Além disso, será preciso cuidar da exposição do professor e dos alunos dentro da plataforma de vídeo, respeitando a privacidade e segurança de todos, para que o uso da rede social seja saudável e educativo.

Leia também:

Como utilizar o celular a seu favor em sala de aula.

Deixe uma resposta