Planejamento Escolar 2022

Planejamento 2022: principais tendências na educação

Das tecnologias educacionais à gestão escolar e até ao marketing, confira o que é tendência e não pode ficar de fora do seu planejamento escolar

As novas tendências na educação são temas importantes para serem tratados durante o planejamento escolar 2022. A realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial são alguns exemplos de tendências que todo mundo já ouviu falar. 

Entretanto, não se trata apenas de tecnologias educacionais. É claro que essas tendências estão transformando completamente o setor educacional em termos de ensino e aprendizagem, mas é importante entender que precisamos preparar nossos alunos para o futuro do trabalho, e a natureza do futuro do trabalho será diferente.

Precisamos nos perguntar durante o planejamento escolar: nossos alunos estão prontos para a mudança?

A seguir, você acompanha as principais tendências na educação para poder responder à pergunta acima com sabedoria. Inclusive, sugerimos também a leitura do artigo Planejamento 2022: 5 dicas essenciais, que fala das principais etapas da criação deste verdadeiro guia escolar.

Principais tendências na educação

Confira as tendências relacionadas a pedagogia, gestão e marketing. Aqui, levamos em conta não só as mudanças relacionadas ao futuro do trabalho e às tecnologias, mas também em relação ao novo ensino médio, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras questões.

1) Tecnologias Educacionais

O que antes era visto como uma opção, agora é comum. O aprendizado on-line e as ferramentas de ensino remoto fizeram seu caminho para as salas de aula do ensino fundamental e médio. 

Não importa como será a escola padrão na próxima década: videoconferência, gerenciamento de sala de aula on-line e oportunidades de aprendizagem virtual se tornarão mais populares até mesmo durante os períodos sem crises. O ensino híbrido veio para ficar.

Para gestores educacionais, isso significa mais ferramentas digitais à sua disposição para personalizar a aprendizagem, usando dados de desempenho e envolvendo seus alunos no aprendizado. 

  • Gamificação

O processo de gamificação é uma tendência pedagógica que veio para ficar. Mais e mais educadores estão optando por gamificar suas aulas. Isso é útil para envolver os alunos e obter o máximo de interesse e entusiasmo em relação ao aprendizado.

  • Aprendizagem Imersiva

A tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada é mais conhecida por seus jogos divertidos e interativos no setor educacional. No entanto, não se limita apenas a isso. Essa tecnologia ajuda os alunos a eliminar distrações e mergulhar nos estudos

  • Programas de ensino baseados em Inteligência Artificial

Negócios e saúde são dois setores que estão vendo o surgimento de cada vez mais programas de inteligência artificial (IA). Mas, o setor educacional não fica muito atrás. O uso de sistemas de classificação automatizados e assistentes de ensino de IA está aumentando e nos dá uma visão geral das tendências futuras na educação.

2) Gestão Escolar

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que ingressam na escola primária hoje estarão em empregos que ainda não existem. Assim, é importante que a escola mostre às famílias que se preocupa com o futuro.

  • Comunicação a seu favor

Comunique-se com os pais sobre as mudanças na educação, no mercado de trabalho e as inovações que a escola propõe para enfrentá-las. 

Esse diálogo pode acontecer por meio de aplicativos de comunicação, como o IsCool App, por exemplo. Além de ser um meio de comunicação mais rápido e seguro, o app escolar ainda oferece diversas ferramentas que centralizam e otimizam a gestão.

Exemplo disso são as matrículas e rematrículas com assinatura digital e integração do aplicativo com o sistema de gestão da própria escola. Quando o colégio lança mão dessa tecnologia, as famílias perceberão o quão conectada às novas tecnologias a sua escola está. 

  • Promova a aprendizagem personalizada

Ofereça cursos feitos sob medida para os alunos e que joguem de acordo com seus pontos fortes. Isso pode ser tão simples quanto incorporar uma hora genial onde os alunos podem desenvolver seus talentos e interesses.

  • Redesenhe os cursos

As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem ser um fator-chave ao pensar em novos cursos. Pense em aulas baseadas em pensamento lateral e resolução de problemas complexos, trabalho em equipe, alfabetização digital e habilidades empreendedoras.

  • Ensino versus facilitação da aprendizagem

Com as informações na ponta dos dedos, os alunos têm uma sensação de independência em seu aprendizado. O professor agora tem um papel mais de facilitador. Isso apresenta desafios diferentes para os professores que agora precisam trabalhar em suas próprias habilidades pessoais, resolução de problemas e liderança. 

Além disso, as crianças não estão prestando atenção como antes, graças a uma capacidade cada vez menor de manter o foco. Estudos mostram que as crianças tinham um período de atenção de 12 segundos no ano 2000, em comparação com o período muito mais curto de 8 segundos hoje. 

3) Marketing

Ter uma estratégia de marketing educacional requer a incorporação das últimas tendências e ferramentas em seu planejamento escolar 2022. 

Antigamente, ter um bom site era o suficiente, mas hoje só isso não basta. É importante que a escola mantenha um bom site sim, de preferência com um atendimento de chat ao vivo, seção de perguntas frequentes e blog. Mas também é necessário se aprofundar nos conceitos de marketing educacional e marketing digital.

É importante lembrar que os alunos atuais serão uma espécie de família para os futuros alunos. Suas recomendações são o melhor marketing que existe. O boca-a-boca é e sempre será uma das formas mais eficazes de marketing.

Um dos principais aspectos da lealdade é o fortalecimento do vínculo entre a escola e os alunos e famílias. Mais e mais escolas estão usando aplicativos móveis para promover essa comunicação.

Em relação ao digital, as escolas devem aproveitar o engajamento da internet a seu favor. Elas podem criar conteúdos em vídeos para as redes sociais, como o Instagram e TikTok; interagir em grupos do Facebook, utilizar a comunicação com as famílias via aplicativo de comunicação escolar, entre outras tendências que estão surgindo.

Gostou das dicas? Então acompanhe outras informações que podem ser interessantes para seu planejamento:

Campanha de matrícula 2022: dicas para uma ação de sucesso

Campanha de matrícula 2022: como fazer tudo pelo seu app escolar

Novo ensino médio e as mudanças para 2022

Um comentário sobre “Planejamento 2022: principais tendências na educação

Deixe uma resposta