Planejamento 2022: comunicação no retorno presencial

Como preparar seu colégio para uma gestão da comunicação mais eficaz no próximo ano? Confira as práticas e soluções que devem se consolidar em 2022, fortalecendo vínculos entre o colégio e as famílias

O melhor momento para as escolas na criação de bons canais de comunicação com suas famílias foi antes da pandemia, mas o segundo melhor é hoje. Por isso, encontrar novas e melhores maneiras de se comunicar com os pais e alunos deve fazer parte dos planos de comunicação escolar 2022.

Para ter sucesso, uma estratégia de comunicação escolar requer um compromisso dos gestores da escola, bem como uma alocação de tempo e recursos. Muitas escolas, por exemplo, adotaram aplicativos de comunicação escolar antes mesmo da pandemia e assim puderam garantir a continuidade da comunicação segura e eficaz diariamente aos pais e alunos. 

Nesse sentido, algumas escolas estão se perguntando: como ter uma gestão da comunicação mais eficaz no ano que vem? É o que vamos ver a seguir:

Comunicação escolar 2022

Uma forte cultura de comunicação começa no topo de qualquer organização, e o mesmo ocorre com as escolas. Os diretores e coordenadores de escolas precisam dedicar seu tempo e esforço para se comunicarem bem, especialmente durante tempos difíceis como estes.

Confira abaixo 4 dicas importantes para uma melhor comunicação escolar 2022

1. Mídias sociais

Sabendo que muitos pais estão mais sintonizados com as mídias sociais do que com outros meios oferecidos pela internet, as escolas devem manter uma variedade de fontes para transmitir informações: Facebook, Twitter, TikTok, Instagram, bem como um canal no YouTube.

2. Aplicativos escolares

Incentive os pais a verificarem regularmente este canal de comunicação oficial para obter informações atualizadas. Se possível, una, no mesmo aplicativo, os serviços mais importantes e que vão além das mensagens instantâneas e comunicados individuais ou em classe, como processos de matrícula, comunicação com outros departamentos e até integração com seu sistema ERP.

3. Reuniões de Pais

Durante a pandemia, elas se tornaram mais importantes para as famílias que desejam compreender melhor os processos de tomada de decisão em suas escolas. Transmitir as reuniões e outros eventos ao vivo por meio de videoconferência é uma boa opção. Assim como editá-los em seções temáticas e depois publicá-los como vídeos para que os pais possam pular para seus itens de interesse específicos pode valer a pena o tempo e o esforço.

4. Comunicação com professores e funcionários

As escolas estão aproveitando os aplicativos de comunicação para se comunicarem com os pais e também diretamente com professores e funcionários. O app escolar para este fim ajuda a organizar e centralizar informações oficiais.

Comunicação escolar em sala de aula

O trabalho do professor nunca foi tão desafiador. E encontrar maneiras de estabelecer e manter uma boa comunicação com pais e alunos nunca foi tão importante. Portanto, além de suas instruções e preparações diárias, os professores estão mantendo a comunicação digital mesmo com a retomada das aulas presenciais

Seja através de aplicativo de comunicação para enviar lições de casa, seja por meio de mensagens de texto para pais e alunos. Tudo é válido para manter os canais de comunicação abertos e ajudar a garantir que as necessidades de seus alunos – acadêmicas e socioemocionais – sejam atendidas.

As escolas também estão usando os recursos de comunicação digital dentro de seus sistemas de gestão escolar (CRM), permitindo a integração do aplicativo com o sistema a fim de oferecer histórico de notas e demais informações sobre os alunos. Tudo isso de acordo com as novas normas de privacidade determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Aplicativos como o IsCool App oferecem ainda acesso a recursos de atendimento segmentado para os pais usarem no acompanhamento da rotina escolar de seus filhos.

Também são especialmente úteis para tópicos que necessitam de maior agilidade e organização, como é o caso dos módulos de matrícula com assinatura digital do IsCool App, bem como o módulo Chegando, que permite aos pais e alunos maior comodidade na saída da escola. 

Tendências de comunicação escolar

Além do fato de que a tecnologia veio para ficar na comunicação escolar 2022, as escolas também podem aproveitar novas tendências que surgiram durante a pandemia que permanecerão ainda por mais tempo. 

Os sites das escolas, por exemplo, podem ser mais atrativos para a navegação dos pais se forem utilizados vídeos de professores e funcionários para ajudar a fornecer um toque mais humanizado. Vídeos focados no aluno também podem gerar mais identificação e engajamento. Os colégios também podem aproveitar a onda dos podcasts para fins didáticos ou mesmo para fins de divulgação da escola. 

O aplicativo de comunicação escolar deverá ganhar cada vez mais utilidade à medida que ajuda pais e alunos a gerenciar suas comunicações sobre atividades e políticas escolares. Comunicados com notificações push e alertas de mensagens de texto continuarão a contribuir como ferramentas de interação família e escola mesmo no pós-pandemia. 

Comunicação em qualquer cenário

Com o impacto da pandemia, os planos de muitas escolas mudaram. Em meio a essas mudanças, as escolas devem garantir que uma instrução segura e eficaz seja ministrada diariamente aos alunos, independentemente do formato: remoto, híbrido, presencial ou alguma combinação.

Também os pais estão tentando tirar o melhor proveito de toda essa crise, enquanto esperam que suas escolas os mantenham bem informados e seus filhos aprendendo

O sentimento positivo em relação ao uso de ferramentas de comunicação digital para se manter em contato lança luz sobre como as escolas podem utilizar melhor a tecnologia para facilitar o envolvimento de pais-professores e alunos-professores no longo prazo.

As escolas podem ajudar seus professores a aumentar o envolvimento com pais e alunos fora da sala de aula, oferecendo uma variedade de ferramentas e permitindo que pais e alunos escolham o melhor canal para eles, bem como a opção de selecionar o conteúdo de sua preferência.

Comunicação em qualquer meio

Cada vez mais pais de alunos do ensino fundamental e médio estão conectados com a internet e os telefones celulares, então não é surpresa que eles estejam interessados em usar essa tecnologia para ir além da reunião de pais e professores. 

Segundo um estudo norte-americano recente, conveniência, personalização e oportunidade são os aspectos mais importantes da comunicação escolar para os pais, que podem ser entregues por aplicativos de comunicação. Esses métodos também podem ser os mais convenientes, já que a maioria dos pais possui celulares, computadores e tablets.

Leia também

Planejamento 2022: principais tendências na educação

Planejamento 2022: 5 dicas essenciais

Deixe uma resposta