Planejamento 2022: 5 dicas essenciais

Hora de consolidar seu planejamento escolar para o próximo ano e o Blog do IsCool App ressalta os principais pontos a serem considerados mediante o cenário

Mesmo com a pressão de iniciar um novo ano com rotinas diferentes, o planejamento escolar 2022 está aí e isso não significa que não podemos nos entusiasmar com a chegada do próximo ano letivo.

Pelo contrário, com o novo ano, temos a oportunidade de recomeçar e crescer de forma organizada e robusta. É um momento importante para refletir por onde começar, o que considerar no cenário econômico atual e como mitigar o prejuízo causado pela pandemia.

Por esse motivo, o Blog do IsCool App inicia uma série de matérias para falar de planejamento escolar 2022. Ao longo das próximas semanas, você vai poder acompanhar o assunto sob o olhar da gestão, do pedagógico e do marketing. 

Nesta matéria, por exemplo, começaremos com 5 dicas gerais para a preparação da chegada do próximo ano letivo, de forma que o sucesso seja inevitável. Confira a seguir:

1. Análise criteriosa

O planejamento para qualquer novo ano escolar deve sempre começar considerando as necessidades dos alunos. Isso é especialmente crítico devido à incerteza, mudança e medo causados pela pandemia do covid-19, que deixou muitos alunos fragilizados e com déficit no aprendizado.

Fornecer opções de reforço escolar aos alunos e permitir-lhes o máximo de acolhimento possível é fundamental para seu sucesso. E esse processo começa já com as matrículas e rematrículas. Sua escola tem ferramentas e processos em vigor para garantir que seus alunos obtenham tudo o que desejam e precisam para ter sucesso? 

Analise os demais aspectos, como o caixa da escola, passando pelas notas dos alunos, satisfação das famílias e satisfação também dos colaboradores. Aproveite para utilizar a tecnologia a seu favor nesse momento, fazendo enquetes e pesquisas com os pais via aplicativo. 

Para ir do ponto A ao ponto B, você precisa saber não apenas para onde está indo, mas também de onde está começando. Isso requer uma avaliação honesta de suas práticas e resultados atuais. 

2. Considere realizar melhorias 

Após analisar o cenário escolar, vale a pena melhorar o que já está dando certo e interromper velhas práticas que já não atendem mais. As mudanças impostas pela pandemia modificaram imensamente o setor educacional, que não voltará a ser o mesmo.

Logo, escolas que pretendam se manter relevantes e bem-sucedidas precisarão, necessariamente, apostar no ensino tecnológico

Considere incrementar novas tecnologias, novas formas de aprendizado. Aproveite o embalo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para realizar melhorias inclusive no planejamento pedagógico. 

Tudo isso, é claro, observando o orçamento financeiro que a escola terá disponível. Vale lembrar que a maioria das decisões financeiras escolares não são tão simples. Por exemplo, certifique-se de que sua equipe analise, entenda e comunique claramente o valor de cada ferramenta para evitar a perda de ferramentas que ajudam significativamente alunos, professores e coordenadores.

3. Continue crescendo, mas com metas realistas

Depois de ter uma noção clara de onde está agora, sua escola pode começar a mapear uma estratégia para progredir até onde deseja estar. Seu plano deve incluir metas e objetivos concisos, mensuráveis e alcançáveis que o conduzirão no caminho do sucesso. 

Além de atender às necessidades de alunos e professores, as escolas também devem priorizar o crescimento da empresa através de parcerias, ferramentas e serviços para garantir a sustentabilidade do negócio. Isso inclui a adesão às novas tecnologias. 

De qualquer maneira, a aquisição de novas tecnologias deve ser incluída dentro do planejamento escolar 2022 com atenção, respeitando os limites orçamentários da escola. Assim, em vez de sair comprando mais computadores do que o necessário, avalie se não é possível fazer o uso compartilhado de computadores pelo número de alunos existentes hoje. 

Limitar seus objetivos pode gerar resultados melhores e mais rápidos. Como o tempo e os recursos são sempre limitados, o melhor curso de ação é focar nas metas mais importantes, aquelas que causarão o maior impacto. 

4. Faça um check-list 

Coloque tudo numa planilha ou em outro local de sua preferência, de forma organizada. Faça um cronograma de tarefas para que o planejamento possa sair do papel e seja executável. Distribua as datas mais importantes, como eventos, datas comemorativas, festas de encerramento, passeios pedagógicos, etc. 

O seu cronograma deve incluir ainda as reuniões individuais programadas para garantir que as necessidades dos alunos sejam atendidas. Um cronograma-mestre preciso e eficiente deve garantir que todos os alunos tenham os cursos corretos para atender aos requisitos pedagógicos.

Como os educadores também devem se preparar para o que vem por aí, deve haver um forte foco em garantir que as necessidades dos professores sejam atendidas, para que eles possam concentrar sua energia nos resultados dos alunos. 

5. Execute o planejamento, começando cedo

Um dos obstáculos mais comuns que impedem repetidamente as escolas de alcançarem o sucesso é que seu plano não pode ser executado. Quanto antes a escola começar o planejamento escolar 2022, melhor. 

Assim, qualquer dificuldade encontrada durante a execução do cronograma, será remediada a tempo de começar o ano letivo de maneira fluida, sem atropelamentos. Cuidar desse planejamento com antecedência pode levar a escola para o sucesso em vez do estresse. Mantenha as coisas simples e concentre-se nas prioridades de sua escola. 

Reúna seus colaboradores, elabore um cronograma de ações de melhorias e execute as tarefas seguindo um check-list de coisas para se fazer. 

Desenvolva um planejamento que envolva todas as partes interessadas (professores, coordenadores, alunos e famílias) no estabelecimento de uma visão, definição de metas e delineamento de etapas de ação.

Solicite feedback ao longo do processo e ouça o que as partes interessadas têm a dizer. Certamente, a tecnologia e a comunicação serão bastante úteis nessa jornada. 

Leia também:

4 metodologias ágeis ideais para a educação e para transformação de seu colégio

Formulário Dinâmico: a ferramenta que faltava para seu colégio

Melhores práticas para uma alta performance dos alunos no ensino híbrido

Guia da comunicação no ensino híbrido

Um comentário sobre “Planejamento 2022: 5 dicas essenciais

Deixe uma resposta