Novidades e tendências de marketing digital para escolas

Como potencializar a captação e retenção de alunos por meio de uma boa estratégia de marketing digital para o seu colégio?

Um dos maiores benefícios do marketing digital para escolas é poder desenvolver estratégias para uma meta específica, planejando campanhas que saibam explorar as tendências digitais e as novas ferramentas do mercado.

Sabemos que está cada vez mais difícil competir no segmento de ensino, mas você pode mudar a sua presença digital e o interesse do público. Para isso, é preciso utilizar as melhores estratégias de marketing do mercado digital para criar um plano de ações que aumente o número de matrículas, ou que consolide a imagem e missão da sua instituição de ensino dentro e fora da internet.

Acompanhar as tendências e utilizar ferramentas práticas do marketing digital é o caminho para impulsionar a captação de novos alunos, assim como a fidelização dos discentes que já fazem parte do quadro escolar.

Mas como você pode implantar essas grandes estratégias de marketing na sua instituição? Veja aqui o guia das ferramentas digitais mais importantes e das ações de marketing que prometem potencializar a sua escola.

Por que investir em marketing digital para escolas?

O meio digital já consolidou a sua utilização para aproximar pessoas e construir comunidades que compartilham momentos, avaliações e opiniões sobre tudo nas redes sociais e nos sites em geral.

O marketing digital consegue criar essa ponte de comunicação direta, além de construir o seu próprio espaço on-line. Qualquer empresa pode melhorar seus resultados se souber aplicar as técnicas de marketing.

Por esse motivo, separamos os principais benefícios de construir um planejamento para escolas:

Criar presença digital durante o ano inteiro

Toda escola particular se planeja para as campanhas de marketing durante os meses cruciais para fechamentos de matrículas. Aproveite para compartilhar durante o ano inteiro nas redes sociais a imagem do colégio e os projetos desenvolvidos no ano letivo. Além disso, compartilhe histórias e lembranças dos alunos atuais e de ex-alunos. 

Encontrar seu público-alvo e atrair novos alunos

Com os meios de comunicação digitais você populariza a sua imagem ao longo do ano e pode gerar interesse ao seu público-alvo. O marketing digital encontra o seu tom de voz ideal nas campanhas, além de construir uma ótima relação que demonstra como a instituição desenvolve suas atividades e aplica seus ideais de ensino.

Nesse ponto, você consegue atrair mais visitas para o espaço físico da escola e pode negociar pessoalmente com os novos clientes.

Melhorar a análise de resultados das campanhas

As ferramentas do Google e de outros sites especializados em marketing de conteúdo e campanhas de marketing digital conseguem analisar detalhadamente cada interação e resultados das campanhas.

Desse modo, você tem uma análise objetiva das suas ações e pode otimizar os resultados de acordo com a meta da escola, escolhendo onde investir para aumentar a visibilidade e os leads da marca a partir das métricas e dos números encontrados.

As 7 melhores estratégias de marketing digital educacional

Para facilitar ainda mais o seu planejamento, fizemos uma lista com as ações de marketing digital que são indispensáveis para a campanha do seu colégio.

1 – Anúncios pagos: Google Ads e Facebook Ads

Anúncios nos sites de busca e nas redes sociais populares, como Facebook, Instagram e até mesmo o LinkedIn, garantem que a sua marca vá além do tráfego orgânico do seu conteúdo. Dessa maneira é possível encontrar pais e alunos que podem fazer parte da sua comunidade escolar. É também uma forma de disseminar uma boa campanha de captação de matrículas.

2 – E-mail marketing 

Contato via e-mail ainda é um canal de comunicação sólido e popular. Desenvolver marketing de conteúdo para esse espaço é construir um diálogo direto e mais personalizado, pautado a partir dos interesses demonstrados pelo cliente.

As landing pages são outro caminho extremamente relevante para segmentar o público e garantir que você esteja compartilhando um conteúdo personalizado e que atenda às necessidades daquele consumidor.

3- WhatsApp e outros aplicativos de conversa

O WhatsApp, Telegram e outros aplicativos de conversa chegaram para agilizar a comunicação. Essas ferramentas exigem que a empresa tenha uma postura ágil para solucionar problemas e responder dúvidas, principalmente dos novos clientes.

Você pode investir num canal de comunicação especializado em instituições de ensino ou em números de telefones comerciais automatizados para se aproximar dos seus alunos e dos futuros clientes.

4 – Omnichannel

O conceito omnichannel é uma estratégia para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Trata-se de uma ação que integra diferentes meios de comunicação on-line e off-line para divulgar os serviços oferecidos e garantir as vendas enquanto a marca da escola é consolidada.

Nesse formato de campanha, você consegue captar alunos e aumentar as matrículas por intermédio do meio de comunicação que seja mais interessante para o cliente.

5 – Influenciadores digitais

Utilizar o poder dos influencers e referências renomadas da internet é uma forma de aproximar os usuários da sua marca.

Os influenciadores têm um público que acompanha sua rotina, interagindo e engajando o conteúdo em diversas redes sociais. Determine qual o público e influenciador que mais combina com o seu colégio e aposte nos resultados.

6 – Automatização da comunicação

Investir em marketing digital é produzir conteúdo em diversos canais de comunicação, por isso, você precisa automatizar o processo.

Desse modo, será muito mais fácil manter um relacionamento com seus clientes e leads, garantindo as negociações de matrículas e o sucesso da sua instituição de ensino.

7 – SEO

Todas as estratégias acima podem ser potencializadas com o uso da palavra-chave adequada e da técnica de textos otimizados. A estratégia de SEO personaliza a sua produção de conteúdo on-line e melhora o seu posicionamento nos sites de busca, garantindo o tráfego orgânico da sua escola.

Como aplicar o marketing digital nas campanhas de ensino?

Crie um site para produzir conteúdo personalizado, invista em ferramentas digitais, mantenha múltiplos canais de comunicação para se aproximar dos clientes e utilize as redes sociais para divulgar a imagem da marca. Assim, suas campanhas de captação de novos alunos serão muito mais efetivas.

Uma boa estratégia de marketing digital para escolas é aquela que consegue conciliar as melhores ferramentas digitais para planejar ações que conquistem os clientes apresentando o projeto educacional.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e comente qual você acha que foi a melhor dica de marketing digital para a sua escola!

Deixe uma resposta