Marketing humanizado: por que aderir a essa tendência em sua escola?

Entenda o que é marketing humanizado e saiba como melhor aplicá-lo ao seu planejamento em 2022

Na prática, muitos colégios já fazem, mas talvez não saibam que se chama assim. Trata-se do marketing escolar humanizado. Quanto mais pessoal for o planejamento de ações nessa área, mais provável que sua escola já esteja fazendo marketing humanizado. Mas, afinal, o que é isso?

O marketing humanizado é uma forma de aumentar as vendas por meio da construção de melhores conexões com os clientes, usando um marketing memorável, relacionável, fácil de entender e que o diferencia dos outros.

Essa área em questão possibilita que o público sinta uma conexão com o colégio, se importe e saiba o que é importante para você. Grande ou pequena, a escola que for mais humanizada provavelmente ganhará o negócio.

A seguir, vamos explicar o que é o marketing humanizado e como melhorar o seu planejamento escolar em 2022 por meio de suas premissas.

Marketing escolar humanizado

Segundo a professora e consultora especialista em mídias sociais, Liliane Ferrari, o marketing humanizado “nada mais é do que não fazer para o outro o marketing que você não gostaria que fizesse para você”. Ela diz que está estruturado em três pilares: emoção, ética e empatia.

Para ela, a emoção não é a qualquer preço, daí vem os outros dois pilares. “É preciso antes de mais nada ter ética e empatia”, diz. Especialmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo, o importante é se posicionar de forma ética e humana. “O que precisamos para enfrentar esse momento é ter criatividade, prudência, transparência e solidariedade”, explica Liliane.

A dica de ouro é olhar para o seu negócio e se perguntar: o que posso fazer em prol do meu cliente? “Talvez o seu cliente não queira ser bombardeado com ofertas, com vendas”, ressalta ela, que acredita que os valores devem ficar acima de qualquer venda. A professora e consultora também explica que quanto mais tecnologia envolvida, mais humanização se fará necessária. “Por mais plataformas automatizadas que você tenha, é importante ter uma pessoa para atender”, lembra.

Por exemplo: a sua escola pode ter um tour virtual, mas isso não deve excluir o contato com o ser humano que vai mostrar pessoalmente toda a infraestrutura escolar. Uma dica importante é fazer uma busca ativa nas redes sociais para saber quem é o seu público. Deve-se fazer isso além do Facebook e Instagram, pois elas são redes sociais de apoio. Vá além e busque no Pinterest, Twitter e nos mecanismos de busca Google e YouTube.

4 dicas de como fazer marketing escolar humanizado

De acordo com o estrategista americano de mídias sociais Bryan Kramer, são quatro passos para aplicar o marketing humanizado:

1. Pare de tentar ser perfeito e fale como um humano real

O que escrevemos muitas vezes é mais formal do que a forma como realmente falamos. Tentamos ser perfeitos e evitar erros, e no processo, acabamos soando mais como um robô do que como um humano. “Não se preocupe com a perfeição. Escreva como se estivesse falando com uma pessoa real e sua mensagem será bem recebida”, diz Kramer.

2. Adicione alguma diversão e humor

O humor é quase sempre bem-vindo. Você pode adicionar humor ao seu site, postagens em mídias sociais ou blog.

3. Teste o atendimento com sua equipe

Ao considerar que tipo de conteúdo de marketing divulgar, é importante levar em consideração a experiência do cliente. A melhor maneira de fazer isso é se colocar no lugar do cliente. Experimente jogar com outras pessoas em sua equipe, com pelo menos uma pessoa fingindo ser o cliente.

Preste atenção aos detalhes. Faça perguntas e veja que tipo de resposta você obtém. Quanto mais você conseguir se colocar no lugar do cliente, maior será a probabilidade de encontrar maneiras de atraí-lo.

4. Foco no contexto primeiro, depois no conteúdo

Conhecer o seu cliente é como descascar uma cebola – tem de o fazer em camadas. De acordo com o estrategista de mídias sociais, a melhor maneira de realizar tal feito é se concentrar primeiro no contexto. Você não pode ir de “Oi, sou fulano de tal” para “Você está pronto para se matricular na minha escola?” em uma postagem do blog.

O melhor curso de ação é revelar lentamente coisas sobre a escola. É importante conhecer seus clientes, mas é igualmente importante que eles te conheçam. Assim que souberem quem você é estarão inclinados a ouvir sua mensagem.

Aprender isso ajudará você a compartilhar sua história de uma forma muito pessoal, atraindo mais pessoas, que podem sentir quando você está sendo real ou não. Compartilhar dessa forma as ajudará a confiar ainda mais em você.

Marketing escolar humanizado na prática

Existem muitas maneiras de colocar em prática o marketing humanizado, mas vamos dar algumas dicas de como surpreender seus clientes. Uma iniciativa de marketing diferente e humanizada pode começar antes mesmo dos alunos chegarem à idade escolar, ainda nas fraldas.

Que tal enviar um kit de cortesia para famílias próximas à escola que ganharam bebês?! Esse kit pode conter uma saudação pessoal, um livro infantil e folhetos do colégio.

Depois, a escola pode fazer o acompanhamento enviando cartões de aniversário para as crianças até o quinto ano. Parece uma boa ideia? Também pode ser preparado um dia de atendimento especial para pais com crianças autistas, por exemplo. Nesse dia, a luz deve ser mais baixa, assim como o som ambiente. Tudo para garantir acessibilidade a elas.

Durante os períodos de matrícula, as escolas podem se concentrar nas pessoas com maior probabilidade de mudar de colégio, segmentando códigos postais na área – incluindo os de cidades vizinhas – e informar aos ouvintes das rádios locais sobre a educação disponível em suas salas de aula.

Caso a sua instituição de ensino tenha um aplicativo de comunicação escolar como o IsCool App, envie uma mensagem pessoal para os pais, podendo seguir esse raciocínio: como pai, se a escola enviar um boletim informativo para sua casa, você poderá vê-lo até a manhã seguinte, quando estiver limpando a mochila do seu filho com pressa. Mas o aplicativo escolar mostra coisas legais que seu filho está fazendo durante o dia, isso faz a família sentir mais como se fosse parte disso.

Enfim, inspirações como essas são inúmeras e podem ser colocadas em prática pela sua escola.

Leia também:

Planejamento 2022: marketing escolar

Deixe uma resposta