Especial matrícula 2023: dicas de marketing infalíveis para uma campanha de retenção e captação de alunos de sucesso

Confira sugestões e tendências de marketing que tornarão sua estratégia ainda mais eficaz

Dando continuidade a nossa série especial sobre campanha de matrícula de 2023, vamos falar sobre marketing escolar. Afinal, as estratégias impactam diretamente na captação e retenção de alunos.

Primeiramente, é importante entender que o marketing escolar envolve toda a equipe. Logo, é importante que todos estejam alinhados com os objetivos da instituição para que a captação e retenção de alunos seja um sucesso.

E esse feito também depende de atualizações relacionadas às tendências da educação. Isso porque a inovação posiciona a escola à frente, impacta mais competitividade e captação e retenção de alunos.

Sabe como otimizar sua campanha de matrícula em 2023 com ações atualizadas e criativas? Então, siga com a leitura e aprenda mais com o IsCool App.

Traga as tendências do marketing escolar para a campanha de retenção e captação de alunos

As definições de tendências do marketing escolar para campanha de matrícula foram atualizadas!

A cada ano, surgem novidades para tornar a captação e retenção de alunos mais eficiente. E aqui você terá a oportunidade de se atualizar com as principais do momento.

Existem muitas novas estratégias de marketing escolar, conforme listado pelo portal Mundo do Marketing. Primeiramente, uma tendência que você precisa conhecer – e que nós já apresentamos aqui no Blog do IsCool App, é sobre o uso das ferramentas de marketing digital a favor da campanha de matrícula.

Trata-se de uma tendência que veio para ficar. Afinal, o marketing digital possibilita que escolas realizem a captação e retenção de novos alunos com mais agilidade, praticidade e melhor custo-benefício, como defende o guru do marketing, Neil Patel, em publicação sobre o assunto.

Investimentos em anúncios pagos no Google e nas redes sociais, e-mails marketing, influenciadores e em conteúdos otimizados por meio do domínio em SEO (Search Engine Optimization) refletem muito no sucesso da campanha de matrícula atual.

Já conhece o Data Driven Marketing?

Outra tendência que deve fazer parte das estratégias de marketing escolar é sobre o Data Driven, ou seja, o marketing guiado por dados.

Por meio da coleta de informações digitais, é possível criar soluções e tomar decisões mais alinhadas com a realidade, aumentando a assertividade das atividades na campanha de matrícula.

Sobre isso, o portal Rock Content compartilhou um guia completo para fazer Data Driven Marketing em 2022, que pode auxiliar você a otimizar a captação e retenção de alunos durante sua campanha de matrícula.

Vale reforçar que uma das ações relacionadas ao Data Driven Marketing é a pesquisa de satisfação. E nós também trouxemos dicas sobre isso em nossa série especial sobre a campanha de matrícula de 2023 aqui!

O metaverso está chegando à sua escola

O metaverso é uma tendência global que está impactando todos os setores, inclusive a educação, conforme observado em publicação sobre o assunto do portal Escolas Exponenciais. Por isso, deve estar no radar da sua campanha de matrícula daqui para frente. Afinal, essa conectividade entre o real e o virtual está cada vez mais comum em nossa realidade.

Nesse sentido, deve-se considerar que o metaverso trará novas experiências de aprendizagens para os alunos, como também de relacionamento entre a escola e os responsáveis.

Sendo assim, as relações serão cada vez mais imersivas no contato digital entre as pessoas.

Por isso, acompanhar essas mudanças a partir de hoje pode ser fundamental para a competitividade e para as estratégias do marketing escolar no amanhã.

4 dicas de marketing escolar para a campanha de retenção e captação de alunos ser um sucesso!

Agora que você está por dentro das principais tendências do marketing escolar, é hora de colocar esse conhecimento em prática.

Apresentamos algumas dicas que contribuem com a atualização da sua campanha de matrícula e podem tornar sua captação e retenção de alunos ainda mais eficiente. Confira!

1. Bolsas de estudo, descontos e facilidades para pagamentos

O preço é um dos Ps do marketing. Logo, define a proposta de valor que a escola oferta a seus estudantes, conforme explica o Resultados Digitais.

Sendo assim, o preço é um fator importante no quesito competitividade e posicionamento de marca.

Oferecer valores diferenciados e outras vantagens financeiras para os responsáveis, que facilitem o pagamento, pode ser um diferencial valioso na captação e retenção de alunos.

Nesse caso, a comunicação deve enaltecer essa vantagem, destacando em primeiro plano os percentuais de descontos e outros benefícios relacionados às finanças. Vale a pena investir no alinhamento entre a equipe comercial para que sejam definidos orçamentos e metas nesse sentido.

2. Visitas guiadas

Que tal abrir as portas da sua escola para mostrar a todos sua infraestrutura, qualidade de atendimento e outros recursos que refletem na captação e retenção de alunos? Essa estratégia de marketing escolar exige o preparo da equipe para recepção e explicação sobre as atividades da instituição.

E ela pode, inclusive, acontecer de forma digital, por meio de recursos de realidade virtual. Para isso, é importante atualizar o site da escola, ou investir em óculos VR para que os responsáveis tenham a experiência durante os atendimentos presenciais.

3. Prova social

Estratégias de marketing escolar baseadas em provas sociais têm tudo para transformar sua campanha de matrícula em um grande sucesso. Isso porque elas trazem depoimentos e experiências de quem já estudou na instituição, ou seja, histórias reais.

O público tende a se identificar mais com esse formato de conteúdo, pois agrega credibilidade ao discurso. Nesse sentido, investir em parcerias com influenciadores também pode ser uma boa estratégia de marketing escolar, uma vez que são pessoas cujas mensagens geram impacto e despertam interesse no público-alvo.

4. Viral

Já ouviu falar que um assunto “viralizou”? Esse termo é usado quando algo se torna popular entre o público. E você também pode usar estratégias de marketing viral a favor da sua campanha de matrícula.

Para isso, pense em uma ação que desperte a atenção das pessoas, como um flash mob ou até mesmo um vídeo criativo compartilhado no TikTok. Afinal, essa é uma das principais redes sociais para o marketing viral na atualidade.

E, então, gostou das nossas sugestões? Para completar, não se esqueça de realizar um planejamento de marketing escolar para que as ações aconteçam dentro do cronograma que melhor atenda sua campanha de matrícula. E siga acompanhando o Blog do IsCool App para se atualizar sobre as tendências que impactam as estratégias escolares.

Deixe uma resposta