Especial matrícula 2023: aproveite o recesso para planejar sua campanha

Veja quais caminhos seguir para deixar sua campanha de matrícula prontinha para ser disparada logo após o recesso escolar

Gestor, que tal aproveitar o período do recesso escolar para aprimorar sua campanha de matrícula? Esse é o momento ideal para planejar e obter a melhor captação e retenção de alunos.

Para te ajudar, apresentamos mais um conteúdo da nossa série especial sobre a campanha de matrícula 2023. Dessa vez, o assunto principal é planejamento.

Afinal, no conteúdo passado, você aprendeu como realizar uma boa pesquisa de satisfação e utilizar os dados a favor da gestão.

Agora, é a hora de começar a transformar essas informações em iniciativas assertivas. Como? Construindo um planejamento com estratégias que vão otimizar a sua campanha de matrícula. Acompanhe nossas orientações!

Por que planejar a campanha de matrícula?

Planejamento é uma palavra essencial na gestão. Isso porque, por mais que se tenha ideias e atividades organizadas em mente, colocá-las em prática exige ações estratégias. Ou seja, iniciativas pautadas em um cronograma bem elaborado.

Convenhamos que as previsões só se tornam realidade quando são baseadas em informações, não em “achismos”. Logo, planejar uma campanha de matrícula reflete diretamente na captação e retenção dos estudantes para 2023.

Para começar o planejamento da campanha de matrícula, os gestores devem responder às seguintes questões:

  • Como minha escola está posicionada no mercado hoje?
  • Quais os pontos fortes e fracos da instituição?
  • Quais as oportunidades e ameaças do mercado?
  • Quais as tendências da educação que podem se tornar realidade?
  • E quais as expectativas para a escola nos próximos anos?

Fonte: Portal Administradores.

Após as reflexões, é hora de colocar as estratégias do planejamento em prática e criar uma campanha de matrícula assertiva, que inove a captação e retenção de alunos em 2023.

5 dicas para planejar a campanha de matrícula

Então, com todos os dados e as metas em mãos, é o momento de iniciar o planejamento da sua campanha. Para isso, siga as dicas e saiba como otimizar a captação e retenção de alunos de forma inovadora.

Dica 1: organize sua equipe

Para começar, é importante saber com quem contar nessa etapa inicial da campanha de matrícula. Portanto, gestor, organize a equipe e as atividades que cada um assumirá durante as ações para captação e retenção de alunos. Delegar é primordial para você não se sobrecarregar nesse momento. Além disso, saber a responsabilidade de cada um também é fundamental para realizar ajustes necessários caso as estratégias não estejam funcionando.

Dica 2: escolha suas ações e fornecedores

Você precisa definir quais ações serão realizadas durante a campanha de matrícula e quem serão os fornecedores para que elas aconteçam. Para isso, levante os custos, avalie o orçamento e faça os devidos investimentos. Isso inclui desde materiais de comunicação, não só off-line como on-line, até a realização de melhorias na infraestrutura escolar que atendam as expectativas de responsáveis e impulsionem a captação e retenção de alunos.

Dica 3: defina um cronograma

Agora que você já sabe quem são as pessoas envolvidas na campanha de matrícula e suas devidas responsabilidades, crie um cronograma de acordo com suas disponibilidades. Para isso, você precisa responder às perguntas “o que fazer” e “quando fazer”, com previsões pautadas em possibilidades reais de tempo de execução. Ou seja, pense em iniciar e encerrar uma determinada tarefa de acordo com a realidade do cenário atual.

Também defina prazos para que as metas estabelecidas sejam cumpridas. Não se esqueça de incluir no cronograma atividades básicas da campanha de matrícula, focadas em ressaltar vantagens para alunos atuais e para novos alunos. Além disso, acrescente os novos serviços oferecidos pela escola e a atualização do atendimento.

Dica 4: faça mudanças, se necessário

Planejamentos são criados a partir de dados, mas isso não significa que são a “resposta absoluta” para os desafios da campanha de matrícula. Sendo assim, ao colocar as ações em prática, avalie o que está dando certo e errado e faça ajustes, se necessário. Portanto, é importante registrar todos os dados, de preferência em ambientes digitais, para que essa avaliação seja mais ágil e produtiva.

Dica 5: pós-matrícula

Para concluir, não se esqueça da etapa pós-matrícula. Esse fim do planejamento pode dizer muito sobre sua campanha de 2023. Mais do que conquistar a captação e retenção de alunos, você precisa saber quais foram as estratégias mais bem-sucedidas para isso acontecer. Então, que tal realizar uma nova pesquisa de satisfação mais para frente, para atualizar suas informações e ter em mãos mais dados assertivos sobre o trabalho realizado?

Digitalize a captação e retenção de alunos na campanha de matrícula

Gestor, sabe como sua campanha de matrícula pode ser ainda mais assertiva? Por meio do uso de recursos digitais. Isso porque o uso de tecnologia agrega mais agilidade e produtividade às atividades relacionadas à captação e retenção de alunos.

Por isso, se você está pensando em realizar uma campanha de matrícula inovadora, este é o momento de trabalhar com recursos que possibilitem acessar às informações na palma da mão, quando e onde precisar.

Além disso, digitalizar processos permite atender as necessidades de responsáveis que têm rotinas cada vez mais compromissadas e precisam otimizar as tarefas, como, por exemplo, a matrícula.

Nesse sentido, trabalhar com a possibilidade da matrícula digital agiliza o atendimento dos responsáveis e ainda reduz o uso de papel, contribuindo com a sustentabilidade escolar.

Para isso, você pode contar com os recursos do IsCool App. Primeiramente, eles atendem os requisitos de segurança da informação exigidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Além disso, o módulo de matrícula do IsCool App permite a integração ao sistema de gestão da escola (ERP). E essa automação reflete em mais tempo para dedicação à campanha de matrícula.

Acesse o site e conheça mais sobre as vantagens do IsCool App para captação e retenção de alunos: https://iscoolapp.net/

Deixe uma resposta