Como organizar sua escola para a Copa do Mundo.

Está preparado para os jogos que vão parar o Brasil? Então acompanhe as nossas dicas e saiba como organizar a Copa do Mundo na escola.

Vem aí a Copa do Mundo 2022! E você, gestor, está preparado para realizar uma programação “show de bola” na sua escola, ou está arriscando passar por um 7×1?

Neste novo conteúdo do Blog do IsCool App, apresentamos as principais orientações para tornar este evento um sucesso, seja entre os estudantes, seja entre os colaboradores.

Afinal, a Copa do Mundo é uma importante tradição na cultura brasileira, e a escola não pode ficar de fora desta festividade que impacta todo o país a cada quatro anos. Então, acompanhe as dicas e saiba como trabalhar a Copa do Mundo na escola como um campeão!

Copa do Mundo na escola: tem aula em dia de jogo do Brasil?

Esta deve ser uma das dúvidas mais recebidas nos últimos dias, não é mesmo, gestor? Então, para começar, precisamos lembrar o cronograma da Copa do Mundo 2022, para que assim você organize as atividades da melhor forma possível com estudantes e colaboradores.

O começo da Copa do Mundo 2022 está marcado para dia 20 de novembro. Antes, aconteceria no dia 21, mas a estreia foi antecipada pela Fifa em agosto desse ano. Fora isso, nada mudou: a disputa continua sediada no Catar, que é o primeiro país do Oriente Médio a receber uma edição do campeonato. Segundo a CNN, mais de 1,2 milhão de pessoas visitarão o país durante o torneio.

Além da abertura, as datas mais esperadas pelos brasileiros nesta edição da Copa do Mundo são os dias de jogos da Seleção Brasileira. São eles:

  • 24/11, às 16h: Brasil x Sérvia
  • 28/11, às 13h: Brasil x Suíça
  • 2/12, às 16h: Brasil x Camarões

A partir desse cronograma inicial, já é possível estabelecer se sua escola se manterá em atividade ou vai interromper as aulas durante os períodos de jogos. Vale lembrar que não existe nenhuma legislação que obrigue a escola a parar ou continuar por conta desse motivo. As escolas estaduais e municipais, por exemplo, seguem as determinações das autoridades, como prefeituras e estados.

No caso das escolas particulares, a decisão está nas mãos dos gestores. Quem preferir aderir às pausas das aulas durante os dias de jogos, deve comunicar os responsáveis e a equipe escolar com antecedência.

E, ainda, definir horários com bons intervalos de antecedência e pós-jogos, para assim evitar que as pessoas sejam prejudicadas em seus deslocamentos com o alto fluxo que pode ocorrer por conta dos eventos. Por exemplo, no caso dos jogos às 16h, a gestão pode estabelecer a saída antecipada às 14h.

Dica de ouro do IsCool App para a Copa do Mundo 2022

Você se lembra que, durante nosso especial sobre as matrículas para 2023, nós falamos sobre como realizar uma boa pesquisa de satisfação e utilizá-la a favor do colégio?

Pois essa é uma estratégia que pode ser vencedora no planejamento das atividades da Copa do Mundo na escola. Que tal, então, realizar uma pesquisa com os responsáveis dos estudantes e com sua equipe, para saber suas sugestões e opiniões sobre cronogramas e as demais iniciativas que envolvem o evento?

Porque sabemos, por exemplo, que muitos responsáveis são contra as paradas das atividades durante os dias de jogo, enquanto outros gostariam que as escolas nem abrissem nessas datas. Portanto, para atender a todos da melhor forma possível, nada melhor do que captar suas informações.

Para isso, você pode contar com o IsCool App, que possui um recurso especial para alinhar essa comunicação por meio de pesquisa!

Como trabalhar a Copa do Mundo 2022 na escola

Se você acha que a decoração verde e amarela é suficiente para trazer o clima de Copa do Mundo na escola, está enganado! Existem muitas atividades para engajar os estudantes e os colaboradores durante esse período. Acompanhe as dicas que trouxemos para essa data ser um sucesso na sua escola!

Com os estudantes

Para começar, a Copa do Mundo 2022 traz insights para todas as disciplinas. A geografia e história dos países que estão disputando a taça, por exemplo, pode ser tema de muitas aulas. Além disso, os idiomas são norte para a criação de atividades diferenciadas com os estudantes.

Outro ponto interessante também é a realização do evento no Catar. Para isso, os professores podem trazer para as salas de aula algumas curiosidades sobre o país, por exemplo. Completando, é interessante agregar ao planejamento atividades de gamificação diferentes das tradicionais disputas de futebol nas aulas de educação física.

Então, uma sugestão é unir a causa social ao evento. Já pensou em criar uma copa baseada em atividades de voluntariado, ou então sustentáveis? Isso pode fortalecer o ESG da instituição, além de fazer bem ao mundo ao redor.

Com os colaboradores

Motivar os colaboradores é um desafio da gestão escolar no ano todo. Por isso, a Copa do Mundo é uma excelente oportunidade para trabalhar isso com mais intensidade. Nesta ocasião, você pode criar jogos e outras atividades entre os colaboradores, como um bolão para ver quem acerta os placares dos jogos, por exemplo.

Além disso, pense em iniciativas que unem o futebol e bem-estar: que tal organizar um campeonato com as pessoas que trabalham na escola nos dias livres? Ou ainda realizar ginástica laboral e outras propostas que incentivem os profissionais a praticarem atividades físicas.

Pode ou não pode?

Para completar seu planejamento da gestão escolar durante a Copa do Mundo 2022, não se esqueça de estabeler limites e comunicar as regras criadas especificamente para este período.

Você pode, por exemplo, definir se estudantes e colaboradores poderão trabalhar com vestes em verde e amarelo, ou com as camisas da Seleção, em vez de usarem o uniforme. Outra regra é estabelecer se, caso a escola não pare suas atividades durante os jogos, se eles serão transmitidos internamente, ou se os colaboradores têm a flexibilidade para se organizarem para se ausentarem em escalas nesses momentos.

Enfim, existem muitos pontos a serem definidos. O importante é que a realização das atividades ocorra de forma respeitosa e atendendo às expectativas de todos. Agora, nos resta torcer para que tudo ocorra da melhor forma possível durante a Copa do Mundo na sua escola. Vai, Brasil!

Deixe uma resposta