6 diferenciais da matrícula pelo IsCool App

Conheça os principais diferenciais da matrícula pelo IsCool App em relação a outros mecanismos e veja o depoimento dos clientes sobre as vantagens deste módulo exclusivo e personalizado

Cada vez mais escolas têm buscado meios de modernizar seus processos de matrícula e isso acontece por vários motivos. A começar por deixar a pilha de papelada de lado ou mesmo por conta da própria situação de pandemia, que exige processos mais dinâmicos e seguros.

Mas entre tantas opções oferecidas no mercado, é preciso escolher aquela que reúna o maior número de vantagens, atendendo não somente às exigências dos pais mais atualizados, como também concedendo benefícios práticos à equipe do colégio.

Instituições que já contam com o módulo matrícula IsCool App saem na frente não somente por facilitar e agilizar a assinatura de documento para pais, mas também por otimizar o trabalho de seus colaboradores.

Isso porque é possível elencar alguns diferenciais relevantes do módulo exclusivo do IsCool App em relação a outros mecanismos.

6 diferenciais do módulo matrícula IsCool App

Abaixo, destacamos 6 pontos importantes garantidos no processo realizado pelo IsCool App. De forma que você também possa analisar seu atual processo de matrícula e entender como torná-lo melhor, ainda na campanha 2022.

Como exemplo, temos os colégios Aubrick e o Santo Agostinho, que há alguns anos já se beneficiam com a ferramenta. Confira:

1. Matrícula 100% automatizada e integrada a seu sistema de gestão

Com a volta das atividades escolares presenciais, os colégios podem se ver em apuros ao realizar o processo de matrículas e rematrículas. Tudo isso pode custar tempo e dinheiro quando esses processos não são automatizados e, pior ainda, quando não estão integrados com as demais ferramentas tecnológicas do colégio.

De acordo com Silvia Camargo, assistente de direção no Colégio Aubrick, de São Paulo (SP), o IsCool App veio para ajudar na agilidade e eficiência da comunicação entre escola e famílias. “Hoje a gente está com um sistema operacional que tem integração com o aplicativo. Isso ajuda bastante”, diz ela.

O Colégio Aubrick é uma escola bilíngue internacional que existe há 12 anos e conta com cerca de 600 alunos. A instituição já utiliza o recurso de matrícula do app escolar há 3 anos.

O módulo matrícula IsCool App foi preparado para conectar-se ao sistema de gestão da escola, também conhecido como ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

Um ERP é capaz de atender todos os segmentos de uma escola, centralizando as informações num só lugar. Logo, de maneira simplificada e segura, os dados necessários para o processo de matrícula estarão disponíveis também no módulo do IsCool App.

Isso evita não somente o trabalho de lançar informações duas vezes em dois locais diferentes, mas também os possíveis erros e perdas que podem ocorrer em tais processos.

Vale lembrar que o IsCool App foi um dos primeiros apps a oferecer o serviço de integração, chamado de IsCool Sync, que se conecta a diversos softwares de gestão escolar.

2.  Campanha de matrícula mais curta

Muitas escolas estão preocupadas com o processo de agilidade de rematrículas e matrículas para poder dimensionar o faturamento, calcular despesas e eventuais investimentos, consolidando o planejamento 2022. Afinal, após um longo período de incertezas, o ano que se aproxima traz grandes expectativas econômicas.

O módulo matrícula IsCool App promete também uma campanha de retenção de alunos mais curta, isso porque centraliza todas as etapas em um mesmo ambiente. Ou seja, o pai não precisa sair do app e logar em outro sistema para dar continuidade ao processo de assinatura do documento.

Nesse sentido, as instituições têm tentado, inclusive, modernizar e digitalizar a coleta de dados e informações para facilitar o decorrer de toda a campanha, tanto para a própria escola, quanto para os pais dos alunos.

Para Ricardo E. Agifu, diretor administrativo do Colégio Santo Agostinho, de São Paulo (SP), “utilizar a função de matrícula é mais uma maneira de mostrar ao público o quanto modernos e ágeis somos em todos os processos”. 

Ele conta que a escola procurava uma maneira segura e rápida de comunicação com os pais nesse mundo tão digital e utilizar de um app pareceu ser a alternativa ideal. “Evitamos ao máximo o uso de papel e para tanto fizemos com que utilizar o aplicativo IsCool fosse uma obrigação dos pais ao matricularem seus filhos conosco”, conta.

Com uma comunicação digital forte, era natural que as campanhas de matrícula também passassem a ser totalmente on-line. E, assim, há 3 anos o colégio conta com o módulo exclusivo do IsCool App para assinatura digital de contratos.

Escola confessional dirigida por religiosos agostinianos, a instituição conta com 90 anos de existência e é uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo. Há alguns anos, iniciou seu plano de transformação digital e entende que boas estratégias para captação e retenção de alunos certamente fazem a diferença para o público atendido.

3.  Menos trabalho para sua equipe

Diferente de outros mecanismos que também oferecem a matrícula digital, o IsCool App apresenta diversas ferramentas que auxiliam o processo de matrícula e rematrícula, do início ao fim da campanha. Todo o processo é 100% digital, desde o requerimento de matrícula à assinatura do contrato. 

Além disso, os contratos são criados e disponibilizados na plataforma pela própria equipe do IsCool App, sem trabalho para o colégio e sem custos adicionais. Dessa forma, a equipe interna do colégio pode se dedicar a outras atividades. 

O Colégio Aubrick, por exemplo, utiliza o IsCool App para ajudar na divulgação de toda a campanha. “Usamos o feed para poder notificar os pais. Usamos algumas enquetes junto com os comunicados para saber como os pais gostariam que a matrícula fosse feita. A aba da matrícula em si é usada para o envio do contrato”, explica Silvia. 

4.  Matrícula juridicamente mais segura

As campanhas de matrícula com assinaturas digitais, utilizadas através de aplicativos como o IsCool App, oferecem uma opção moderna, com agilidade e segurança.

A matrícula exige pontos de validação, somente garantidos no meio on-line com a assinatura digital, que alia algoritmos e criptografia assimétrica. No IsCool App, a assinatura do contrato prevê três pontos de verificação e ganha a mesma validade de uma assinatura de próprio punho. 

Um processo totalmente diferente de um simples aceite digital, porque tem validade jurídica garantida.

Isso sem contar com a preocupação em torno da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), questão importante que leva as escolas a tomarem um cuidado redobrado em relação à coleta de dados, garantindo total consentimento dos responsáveis para o armazenamento das informações referentes aos estudantes.

5.  Segurança sanitária 100% garantida

Ao oferecer a matrícula digital, o colégio ficará livre de aglomerações. Sabemos que mesmo após o retorno das aulas presenciais, o cuidado com os protocolos sanitários exigidos por conta da Covid-19 devem permanecer e, ao evitar que as famílias tenham que ir ao colégio para efetuarem as matrículas de seus filhos, o colégio poderá demonstrar esse cuidado. 

De acordo com Ricardo, do Colégio Santo Agostinho, “o módulo de matrícula conta com boa aceitação da comunidade, sendo nosso único problema a renovação de matrículas de alunos estrangeiros (chineses). Para resolver isso, convidamos esses pais a comparecer na secretaria e fazemos a matrícula manualmente”, ressalta ele. E completa: “Esse ano esperamos recuperar o número de alunos que tínhamos antes da pandemia”.

6.  Matrícula menos suscetível à evasão

Como a campanha de matrícula no celular é mais curta e objetiva, a chance de evasão escolar também é reduzida. Isso porque a escola pode intervir mais rapidamente nas negociações com as famílias, sem que o contrato fique parado em negociação – como costuma ser na campanha de matrícula tradicional.

“Essa forma de envio e recebimento nos ajuda bastante em relação ao controle e para podermos nos comunicar com as famílias”, relata Silvia. Segundo ela, o aplicativo está ali, nas mãos dos pais, onde eles conseguem receber todos os comunicados de forma ágil. 

“Enviamos ocorrências, notas e alguns outros itens, como agenda, o que para a educação infantil ajuda bastante. Lá colocamos como foi a rotina desse aluno no dia a dia e o pai recebe isso no mesmo dia, sabendo o que o filho comeu, se ele dormiu, se teve alguma ocorrência. Enfim, sabendo o que aconteceu na rotina do filho”.

Ainda dá tempo

Levar o módulo matrícula do IsCool App para seu colégio é uma possibilidade ainda para a campanha de 2022. Isso porque a implantação também é simples e rápida como o próprio funcionamento do módulo.

Para saber mais, acesso o site do IsCool App.


Confira outras dicas mais em:

Campanha de matrícula 2022: dicas para uma ação de sucesso

Campanha de matrícula 2022: como fazer tudo pelo seu app escolar

Campanha de matrícula 2022: por onde começar e o que esperar

Deixe uma resposta