Campanha de matrícula 2022: por onde começar e o que esperar

Com ou sem pandemia, ensino híbrido e aulas remotas, é hora de começar a pensar no planejamento desta que é a principal campanha do colégio no ano

Com a proximidade do mês de julho, as escolas já começam a planejar a campanha de matrícula 2022. Em anos anteriores, os colégios tinham apenas que repensar suas estratégias de captação/retenção de alunos e manter as iniciativas que estavam dando certo. Mas, em tempos de pandemia, o desafio será ainda maior.

A grande questão é: como planejar a campanha de matrícula no cenário atual? Não somente pelos aspectos sanitários e de protocolo, mas pela própria questão de captação e retenção de aluno em sistema híbrido e incerto.

Muito se avançou em relação a pandemia, com a população mais vulnerável sendo vacinada aos poucos, mas ainda há incertezas para os pais em relação ao retorno dos alunos à sala de aula.

“Temos um grande desafio pela frente. Além da gestão das atividades de como são feitas agora, temos que fazer uma nova forma da campanha de matrículas acontecer, uma outra estratégia de atendimento diante da pandemia”, diz Maurício Berbel, da Alabama Consultoria Educacional.

Segundo ele, é fundamental ter o foco na experiência do aluno. “Os pais têm essa expectativa de o filho ser um cidadão completo no futuro. Então, a escola deve focar em função de gerar essa experiência”.

De acordo com pesquisa feita pela Alabama, a maior fonte de informação das famílias que buscam uma escola para matricular seus filhos é por indicação de quem já estuda na escola, com 73,9%.

Campanha de matrícula no novo normal

Um fator importante que a escola deve considerar em relação à campanha de matrícula no novo normal é sobre o currículo escolar. Por exemplo: é necessário avaliar se oferecer mais aulas neste momento de pandemia surtirá efeito positivo.

Para o consultor Maurício Berbel, ter mais aulas não é um diferencial. “As famílias querem mais tecnologia. Esse tipo de abordagem parece ser mais valorizada pelos alunos”. Na verdade, existe um caminho a ser percorrido para que a família decida por qual escola matricular seus filhos.

Primeiro, vem o reconhecimento da necessidade, seguido da busca pelas informações sobre as opções de escolas e a seleção de alternativas, levando-se em conta: proximidade de casa, proposta pedagógica, aulas extracurriculares, entre outros requisitos.

No caso da campanha de matrícula no ensino híbrido, os pais vão avaliar também quais plataformas de ensino a distância e aplicativos estão sendo utilizados.

Depois desse processo de avaliação, a família decidirá em fazer a matrícula em determinada escola. Mas, não acaba aí. Posteriormente, ainda haverá uma avaliação do serviço oferecido, após a matrícula efetivada.

“É muito importante o atendimento para matrículas. Precisa ser alguém da escola com muita competência para convencer a família a ficar. É aqui que consegue-se converter visitas em matrículas”, afirma o consultor. 

Matrícula Digital

As principais decisões para a campanha de matrícula 2022 são: cronograma, lista de material, vantagens para quem ficou, quais serviços oferecer nesse momento, definição de plataforma de atendimento virtual e capacitação de atendimento.

Em tempos de pandemia, a matrícula digital é a opção mais segura a se fazer. Isso porque o contrato digital substitui o de papel, tendo a assinatura dos pais a mesma validade jurídica.

Com isso, a escola faz economia de papel, evita aglomeração de famílias no local, protegendo a saúde de colaboradores e dos alunos e, de quebra, ainda demonstra uma imagem de credibilidade e inovação frente ao público.

Oferecer aos pais, já clientes ou novos, a facilidade de fechar a matrícula com apenas alguns cliques é mais que uma inovação, é uma necessidade nesta pandemia. No IsCool App, por exemplo, como a matrícula é um módulo do menu principal, o responsável pode acessá-lo sem precisar sair do ambiente seguro do aplicativo ou logar-se em outro site.

4 vantagens da matrícula via aplicativo

A campanha de matrícula no novo normal precisa ser nova também em diversos aspectos, sobretudo em relação a facilitar a assinatura do contrato pelos pais. Abaixo, seguem 4 vantagens para optar pelo sistema de matrícula via aplicativo:

1) É seguro

Sem filas ou aglomerações, a campanha de matrícula no novo normal precisa atender aos protocolos de segurança sanitária, garantindo o distanciamento das pessoas sempre que possível.

Além do aspecto sanitário, a matrícula pelo aplicativo também é segura por duas outras questões: a assinatura digital tem validade jurídica, não é um simples aceite.

Outro aspecto é em relação ao uso de dados, já que envolve diversos níveis de validação amparada pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

2) Possibilita a integração

O módulo de matrícula do IsCool App integra-se ao sistema de gestão da escola (ERP) permitindo automatização do processo e menor margem de erros. Isso sem contar a rapidez nas ações e resultados.

Ou seja, a escola não terá o retrabalho de levar informações do sistema administrativo para o aplicativo.

3) Permite focar no que é mais importante

Enquanto o módulo de matrícula do IsCool App pode ser automatizado e substitui de forma efetiva o contrato de papel, a escola pode focar no que é mais importante: nas estratégias de captação e retenção dos alunos. Ainda mais agora que provavelmente sua escola conta com uma equipe mais enxuta, diminuir a demanda de trabalho desnecessário é mais interessante.

4) Diminui a chance de evasão

Como a campanha de matrícula no celular é mais curta e objetiva, a chance de evasão escolar também é reduzida.

Isso porque a escola pode intervir mais rapidamente nas negociações com as famílias, sem que o contrato fique parado em negociação – como costuma ser na campanha de matrícula tradicional.

E o melhor: as previsões de faturamento estarão prontas para que a escola possa seguir com o seu planejamento financeiro.

Gostou dessas vantagens? Como a sua escola pretende fazer o planejamento da campanha de matrícula no novo normal? Deixe nos comentários!

Leia mais em:

Novo normal: como será sua campanha de matrícula 2021?

Deixe uma resposta