Formulário Dinâmico: a ferramenta que faltava para seu colégio

Entenda por que esta funcionalidade é tão importante para o atual momento e também para o pós-pandemia

Os pais dos alunos mudaram de e-mail e não informaram a escola. Essa situação parece familiar? Se você trabalha com educação, sabe que há uma enorme quantidade de informações cadastrais dos alunos que deve se manter atualizada.

Normalmente, esses dados são armazenados para atender a uma infinidade de funções no dia a dia da escola, entre elas envio de e-mails e correspondências para as famílias dos estudantes.

Com tantas informações cadastradas na sua secretaria, pode ser difícil atualizá-las, especialmente com o enorme volume de planejamento que o colégio tem que fazer durante o ano.

Pensando nisso, o IsCool App desenvolveu o módulo de formulário dinâmico para escolas. De acordo com a gerente de produto e novos negócios, Tálita Barão, o módulo Formulários veio atender uma dor antiga das escolas.

Formulário dinâmico para escolas

“Já fazia um bom tempo que a gente sentia a necessidade das escolas em ter uma atualização cadastral. Então, pensamos numa solução que pudesse realizar isso de uma maneira bem prática e que fosse de fácil utilização pela família”, lembra ela. Segundo Tálita, o projeto foi idealizado em 2019 e começou a ser desenvolvido no ano passado, em meio às transformações decorrentes da Pandemia do Covid-19.

“Durante a chegada da pandemia, o módulo ganhou uma necessidade extra. Nós vimos que ele poderia contribuir também com a publicação de formulários para monitoramento da saúde e bem-estar dos alunos”, conta. Agora, as escolas estão utilizando também para monitorar sintomas da criança e saber se o aluno apresenta sinais gripais.

Monitoramento da saúde do aluno

Em muitos estados, é obrigatório que as escolas monitorem a incidência de casos suspeitos de Covid-19 para consolidar os dados a nível estadual e nacional.

Assim, a checagem do estado de saúde dos alunos com as famílias, antes mesmo que eles frequentem as salas de aula durante o sistema de ensino híbrido, está sendo feito por meio do formulário em diversos colégios clientes IsCool App.

É o caso da Escola Martim Pescador, do Rio de Janeiro, que utiliza o app há um ano e, em 2021, passou também a utilizar o formulário com maior frequência. “Temos feito uso diário dos formulários dinâmicos como ferramenta de monitoramento da saúde escolar. Possui fácil manejo”, conta Elise Santos, da direção do colégio.

Ainda para ela, que vê no IsCool App uma importante ferramenta de comunicação não só externa como também interna, a funcionalidade promove ainda mais praticidade aos processos. “Vislumbro seu uso em enquetes com as famílias e com os professores, para dinamizar tomadas de decisão”.

Dinamismo reforçado pelo fato de o pai não conseguir passar despercebido pela funcionalidade uma vez que esteja utilizando seu celular. Com o formulário dinâmico os pais recebem a informação no aplicativo, com notificação, e respondem ali mesmo pela tela do telefone móvel.

“Às vezes, enviar um formulário por e-mail não é o suficiente, porque os pais podem esquecer de verificar. Se o responsável esquecer de responder na hora, poderá preenchê-lo depois, na porta da escola, na hora de entregar o aluno. Ficou muito prático!”, ressalta a gerente.

Inclusive, o blog do IsCool App já publicou um artigo falando sobre a importância do monitoramento da saúde dos alunos durante a pandemia.

Formulário no app com relatórios e publicação recorrente

Além disso, o módulo Formulários do IsCool App tem uma facilidade extra na publicação. “O módulo permite que o formulário seja publicado por um certo período de tempo de maneira recorrente. Mas uma grande vantagem é que a escola não precisa ter o trabalho de fazer a postagem todo dia”, explica Tálita. E completa: “Os relatórios podem ser diários ou dentro de um período que o colégio desejar para monitorar os sintomas”.

Ainda segundo ela, dessa forma, “a instituição poderá isolar a criança ou fazer o encaminhamento ao médico, caso a resposta tenha sido de algum sintoma que não esteja de acordo com os protocolos de saúde no momento”.

A funcionalidade também gera relatórios personalizados. De maneira simples, a escola pode escolher qual período pretende monitorar, se diariamente ou semanalmente e assim por diante.

Mas, se ainda resta alguma dúvida sobre o que é e por que usar o formulário dinâmico, saiba mais a seguir.

O que é um formulário dinâmico?

Formulários dinâmicos são formulários cujas estruturas podem ser criadas em diversos formatos. Eles substituem os antigos formulários que só podiam ser preenchidos a mão ou impressos. Muitos professores já utilizam esse tipo de tecnologia ao aplicarem suas avaliações através do Formulário do Google, por exemplo.

Esses formulários são regenerados cada vez que se executam e oferecem um nível superior de flexibilidade. Com eles, a escola terá a opção de uma pesquisa mais rápida e de fácil reutilização.

Com o recurso de formulários dinâmicos para escolas, é possível criar formulários que satisfaçam os pais só pelo fato de estarem disponíveis on-line e de forma responsiva no celular (que permite uma visualização agradável mesmo na tela do telefone).

De quebra, os formulários dinâmicos ainda contribuem com o meio ambiente, uma vez que evitam desperdício de papel, gerando ainda economia necessária para as escolas, evitando gastar quantidades absurdas com impressos. Outro ponto a se destacar é a segurança com que os dados são guardados em nuvem na internet.

Por que usar o formulário dinâmico na escola?

O formulário dinâmico tem vários tipos de utilização. É possível realizar check-lists de saúde e bem-estar, mas também de outras áreas, como:

  • Lista de materiais necessários para determinada atividade;
  • Atualização de dados cadastrais;
  • Requerimento de matrícula;
  • Enquetes com colaboradores;
  • Pesquisa de satisfação com pais.

Especialmente para a educação infantil, o formulário é interessante no sentido de pesquisas sobre dados de alimentação e higiene das crianças.

Uma das principais funções do formulário dinâmico é o uso de enquetes, que podem ser feitas com diversas perguntas ao mesmo tempo. “Ele é um módulo bastante robusto e tem diversas utilizações dentro do ambiente escolar”, conclui Tálita.

Com o formulário dinâmico no app, a escola pode garantir que dados específicos sobre os alunos, ou até mesmo suas preferências, sejam coletadas de maneira simples.

Além de não ocupar espaço no armazenamento interno dos celulares das famílias, o formulário se ajusta à tela, de forma responsiva, de acordo com o dispositivo de acesso. Isso quer dizer que não importa se o usuário usa celular ou computador para preencher o formulário. O mesmo se adequa ao tamanho da tela e as informações nunca aparecem truncadas ou cortadas.

Conheça essa e outras funcionalidades do aplicativo IsCool App pelo site ou mesmo em teste oferecido gratuitamente para escolas. O app está disponível nas lojas da App Store e no Google Play, sendo compatível com os sistemas Android e IOS.

Deixe uma resposta