Os insights do Jornada Tech para o futuro da educação

Jornada Tech, evento com participação especial do IsCool App, abordou as mudanças do segmento educacional trilhadas pelas tecnologias

No momento atual, as instituições de ensino reconhecem que o poder de transformação das tecnologias educacionais está forçando-as a mudar seus modelos de negócios em resposta às demandas das famílias e à pressão competitiva.

Pois esmiuçar os resultados conquistados com a tecnologia tanto no ambiente de aprendizagem quanto na gestão escolar e refletir sobre tudo o que ainda há por vir para o segmento foi a temática do Jornada Tech, evento realizado pela ClickSign e que contou com a participação do IsCool App, parceiro da empresa de assinatura digital.

Insights para o futuro da educação

O objetivo da Jornada Tech foi mostrar como as instituições de ensino podem utilizar a tecnologia para crescerem e expandirem o seu alcance, promovendo oportunidades de negócios.

Cada dia do evento contou com um tema central. No primeiro dia, destinado à Educação sem Fronteiras, o embaixador do projeto Kakuma no Brasil, Francisco Tupy falou sobre a escola de inovação dentro do campo de refugiados da cidade de Kakuma, no Quênia. Essa escola nasceu da ideia de ensinar, através do Skype, alunos que vivem em condições inóspitas.

“São alunos que chegam escapando de condições de guerra. Então, o desafio é como você vai permitir uma perspectiva de futuro para esses jovens? A gente precisou repensar o que é educar”, relata Tupy.

O projeto Kakuma une os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com o ensino STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e consta no Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020 como um dos 16 projetos educacionais mais inovadores do mundo.

Tecnologias educacionais para ganho de tempo e alunos

Já no dia dedicado à Educação Antiburocrática, Cristopher Morais, Head de Produto na Sponte falou sobre como a burocracia prejudica a gestão escolar, a importância da tecnologia para eliminar a burocracia e como ela pode ser implementada a partir da digitalização de documentos e administração digital de documentos.

Para falar sobre Gamificação na Educação, Cícero Gomes, professor e coordenador da UFSCar, trouxe os conceitos dessa prática e como usar os jogos para ensinar uma disciplina de forma mais dinâmica. Por fim, Christian Ramos, Gerente de Expansão no Grupo Pearson, apresentou alguns motivos para a perda de alunos e deu dicas de como conseguir retê-los em sua instituição de ensino.

Todas as lives foram apresentadas pelo Head Comercial da ClickSign, Daniel Engelberg e podem ser revistas no canal da empresa no YouTube.

IsCool App na Jornada Tech

O Jornada Tech encerrou com o case de sucesso do IsCool App, que já se consagrou como aplicativo que oferece diversas ferramentas que auxiliam na gestão escolar, inclusive é pioneiro no oferecimento da assinatura digital de documentos e matrícula via mobile.

Tálita Barão, gerente de produtos e novos negócios reforçou que o aplicativo não é só o conceito de uma agenda de papel que virou agenda digital. “Quando a gente faz essa migração de um produto físico para o digital, as possibilidades são do tamanho que a tecnologia permite e hoje a tecnologia permite tudo”.

Segundo Tálita, o IsCool App é uma ferramenta de comunicação da escola com a família, “capaz de promover engajamento, envolvimento das famílias com diversos setores do colégio. Não é para falar somente com o professor”.

A parceria com a ClickSign surgiu de uma necessidade gerencial do IsCool App, de assinar os contratos com as escolas de maneira mais eficaz e organizada. “A questão da agilidade, da credibilidade sempre foi um feedback positivo das escolas”, disse ela.

De cliente da ClicksSign, o IsCool App evoluiu para parceiro e passou a oferecer a matrícula com assinatura digital para as famílias dos alunos. “A gente percebeu que contrato não era uma dor só nossa. Se para nós já era um desafio lidar com contratos que chegavam todas as semanas, imagine para a escola que recebiam contratos dentro de uma janela de tempo muito pequena, durante o período de matrícula e rematrícula”, conta ela.

Assinatura de documentos digitais e matrícula pelo app

Em 2018, o IsCool App passou a oferecer a matrícula com assinatura digital em parceria com a ClickSign de forma pioneira no mercado. Ou seja, a família passou a receber, via aplicativo, o documento de matrícula com a vantagem de assinatura eletrônica para otimizar o tempo.

Além da conveniência com segurança para os pais, a escola tem centralizado a informação desses contratos para ser acessada em qualquer tempo, sem a necessidade de imprimir os contratos um a um.

“Imagine o gestor do colégio que tem que assinar centenas de contratos e, agora, com um clique, um token de autenticação, ele assina todos os contratos em poucos minutos? Esse tempo que o gestor ganhou, ele vai usar com o que realmente é importante dentro da escola”, comenta.

Tálita demonstrou, em poucos passos, como funciona o processo de matrícula com assinatura digital dentro do aplicativo. “É muito simples”, conclui. 

O caso da Escola Aubrick

A Escola Aubrick, de São Paulo, tem usado essa solução do IsCool App há 2 anos. Desde o primeiro ano, o colégio obteve 100% dos contratos assinados dentro do app com total segurança.

Em 2020, com a questão da pandemia, a escola precisou também enviar documentos para os próprios funcionários assinarem. “A instituição usa o IsCool App como instrumento de comunicação não só com as famílias, mas também com os colaboradores”, conta Tálita.

Para ela, o exemplo da Escola Aubrick é um case de sucesso por algumas razões. “A escola Aubrick apostou nessa solução desde o início e não se arrependeu, mantendo-se constante com o processo de assinatura digital”, lembra.

Além disso, a escola entendeu o potencial da ferramenta e a utilizou em outro contexto, fora da matrícula. Isso até fez com que o IsCool App mudasse o nome “Matrículas” no seu menu para “Assinaturas”, uma vez que a funcionalidade pode ser utilizada também para qualquer documento digital que necessite de uma validade jurídica.

Para mais informações sobre o módulo de Assinaturas e as demais funcionalidades do aplicativo de comunicação escolar, acesse o site do IsCool App.

Deixe uma resposta