4 funcionalidades essenciais do app escolar para o Ensino Híbrido

A comunicação sem ruídos continua sendo essencial na retomada gradual das aulas presenciais; conheça as ferramentas do aplicativo escolar que os colégios podem lançar mão para garantir uma dinâmica eficaz no contato com alunos e famílias

Se durante o período de aulas remotas a comunicação foi essencial para organização e fluidez da nova realidade, nesta retomada gradual das aulas presenciais a atenção para este item deve ser redobrada.

O ensino híbrido – modelo adotado pela maioria dos colégios e que mescla atividades presenciais e on-line – exige alinhamentos e combinados ainda mais pontuais com alunos e famílias para garantir uma aprendizagem eficaz. 

Já falamos aqui no Blog do IsCool App sobre o ensino Híbrido e como ele vai além de uma questão simplista envolvendo o cenário (presencial ou on-line). Como ele exige uma mudança de mindset de colégios e um tempo maior de absorção por parte do público por conta da quebra de paradigmas, nesse momento, é preciso afinar o discurso e promover uma comunicação assertiva.

Entretanto, não podemos esquecer que, além das peculiaridades exigidas pelo Ensino Híbrido, ainda estamos em meio a uma pandemia e a necessidade do cumprimento de protocolos de segurança.

Os colégios que já possuem app de comunicação escolar e um estilo próprio de engajar o público por meios digitais estão um passo a frente na direção do sucesso dessa nova realidade. Mas para tornar a comunicação ainda mais certeira diante da dupla “Ensino Híbrido + protocolos de segurança”, apresentamos algumas funcionalidades essenciais que seu app escolar deve oferecer. Confira:

1 – Canal de atendimento segmentado

Para agilizar e organizar a troca de informações, a segmentação é fundamental para os atendimentos via app escolar. Disponíveis a alguns cliques do usuário podem estar canais diretos com a secretaria, o setor financeiro e a coordenação. É possível, por exemplo, criar um canal especialmente para que os pais tirem dúvida quanto às novas regras do ensino híbrido no colégio.

E para tornar esse fluxo ainda mais fluido, o colégio pode lançar mão de configurações importantes, como envio de resposta automática e delimitação de horário para recebimento de mensagens por parte da equipe – sem limitar o pai no envio de textos.

No IsCool App, por exemplo, o pai que tenta contatar um setor fora do horário pré-estabelecido pelo colégio consegue enviar a mensagem normalmente e até recebe uma resposta automática com texto configurado pela escola, dessa forma, o responsável fica tranquilo e a equipe pode dar andamento à solicitação no horário em que o canal estiver habilitado para uso. “É uma inovação importante que oferecemos aos nossos clientes para atender às necessidades do home office”, explica Tálita Barão, gerente de produto e relacionamento do aplicativo.

2 – Módulo Chegando

Com as aglomerações totalmente proibidas, é preciso cuidar para que as distâncias mínimas de segurança sejam mantidas. Momentos como o da saída de alunos exigem uma coordenação, por isso a função de geolocalização dos aplicativos escolares tem papel importante.

Mesmo que com número reduzido de alunos, a opção de ter um sistema que avisa quando o pai está chegando para buscar o filho faz a diferença. Garantia de segurança, menos trânsito, redução no tempo de espera e agilidade para pais e colaboradores.

3 – Lição de casa

Nem todos os alunos voltam para as aulas presenciais, o que mantém o fluxo de atividades remotas ainda alto. O módulo exclusivo de lição de casa separa o que é atividade do que é comunicado, tornando a visualização das informações mais fácil de assimilar.

Para o professor há ainda a possibilidade de enviar diferentes atividades para diferentes alunos, de maneira personalizada de acordo com a dinâmica da aula. Ou, se preferir, também pode enviar as lições de uma vez para a classe toda. Os alunos, por sua vez, podem receber e entregar as tarefas e atividades pelo próprio app ou pela web, enviando arquivos, imagens das tarefas realizadas, além da conveniência de visualizá-las por ordem cronológica.

O colégio ainda pode monitorar e auditar data e horário de envio das atividades, garantindo o acesso a todos os alunos.

4 – Assinatura de documentos pelo celular

Por fim, e não menos importante, está o módulo de matrícula com assinatura digital, que agiliza o processo de renovação de contrato de maneira totalmente segura e prática.

Além de facilitar para os pais, que levam poucos minutos e alguns cliques para finalizar a ação, a funcionalidade se torna essencial para a equipe do colégio, atualmente mais enxuta e com carga de trabalho bastante puxada por conta da pandemia.

No IsCool App, por exemplo, isso acontece porque a geração dos contratos fica a cargo da equipe do aplicativo. “Esse serviço é um diferencial no mercado e está presente desde que lançamos o módulo, há mais de 3 anos. Mesmo antes do contexto atual, oferecer a funcionalidade associada a um serviço sempre foi nosso ponto forte”, resume Tálita.

Aqui no Blog do IsCool App já explicamos o módulo e suas vantagens. Inclusive, já explicamos como ele é diferente de um simples aceite, garantindo segurança jurídica ao processo.

Indispensável

O aplicativo de comunicação escolar continua sendo indispensável para transpor outra barreira, a do distanciamento físico e das consequências psicológicas de todos os envolvidos. Com parte dos alunos ainda em casa por uma decisão dos pais – e sem previsão de retornar à sala de aula -, é preciso que professores mantenham o engajamento e o cuidado para que se sintam acolhidos da mesma forma que os alunos que estão retornando fisicamente.

Pelo aplicativo, é possível manter a sinergia criada durante o período de suspensão total das aulas, envolvendo os alunos e, principalmente, os pais. Boletins, circulares, notas, fotos, entre outros itens de divulgação são essenciais para que ambas famílias se sintam seguras com suas decisões (de enviar ou não o filho para a escola novamente). É preciso haver uma constância para que todos tenham o acolhimento devido.

Outras funcionalidades também são de grande valia para se lançar mão neste momento, como as enquetes, que podem ser utilizadas para buscar a opinião dos pais quanto ao planejamento pedagógico de 2021, o calendário, que mantém os compromissos da turma – mesmo que on-line – atualizados na agenda dos pais, e o módulo de compromissos, com agendamento direto das famílias com os professores e coordenadores a fim de orientações específicas e feedback do rendimento do aluno.

A reta final do ano letivo pede, ainda, novas ações e uma dose extra de criatividade, ainda mais em um ano tão conturbado e que merece, mais do que nunca, celebrações de encerramento. A dica é, portanto, tornar mais leve essa fase de transição propondo interação entre todas as partes, como os próprios eventos on-line, que devem ser mantidos na nova modalidade de ensino híbrido.

Assim, com tantas possibilidades de ferramentas, é possível reforçar ainda mais a relação de confiança entre o colégio, os alunos e suas famílias, como uma verdadeira comunidade escolar deve ser.

Deixe uma resposta