5 maneiras de melhorar a retenção e a lealdade dos alunos

Como a sua escola pode desenvolver a fidelização dos alunos, utilizando redes sociais e aplicativos de comunicação

Você provavelmente já sabe que a chave para o crescimento da sua escola é reter os alunos existentes e dar a eles uma ótima experiência de aprendizado. Isso é especialmente relevante para os gestores escolares nesse momento em que as escolas estão fechadas e o ensino está acontecendo a distância.

A questão do aumento de instituições privadas de ensino nos últimos anos, aliada à crise gerada pela pandemia, aumentou significativamente a concorrência escolar. Esta mudança tem mostrado tendências de rotatividade nas matrículas, uma vez que os pais têm mais opções de escolha. Por isso, é muito importante que as escolas encontrem maneiras de aumentar a lealdade dos alunos.

Pensar diferente

De acordo com o gestor de marketing e relacionamento da PUC-Campinas, Alcino Ricoy Júnior, é imprescindível para o gestor escolar pensar “Didi”. “Didi significa pensar diferente, pensar digital”, explica Ricoy, lembrando que não se trata do personagem de Renato Aragão no programa humorístico “Os Trapalhões”, caso você tenha pensando nisso.

Ricoy, que apresentou palestra virtual durante o Geduc 2020, citou a importância dos aplicativos digitais. “Mesmo que de forma remota, é importante resgatar a afetividade, gerar empatia com os pais e motivar os alunos”, disse ele. A escola pode utilizar de redes sociais a aplicativos de comunicação escolar, como é o caso do IsCool App, que permitem a publicação de posts diários, entre outras utilidades.

O gestor de marketing e relacionamento orienta a escola a publicar posts do dia a dia, compartilhar momentos felizes, dicas de professores para superar crises e assim por diante. “Temos exemplo de escola que montou um portfólio dos pequenos negócios dos pais. Outro colégio pediu fotos para os alunos mostrarem o dia a dia. Outra dica é a escola curtir as fotos dos alunos e dos pais”.

O que você poderia fazer ainda este ano para construir relacionamentos mais amplos e significativos com seus professores? O que você deve saber sobre seus alunos e suas famílias? Que estratégias de comunicação você pode usar para promover um envolvimento mais ativo e de confiança?

Criamos uma lista de 5 ideias para ajudá-lo a melhorar a fidelidade e retenção de seus alunos:

  1. Marketing boca a boca

O marketing boca a boca é o seu maior ativo de marketing e um comentário positivo entre as mães é o melhor caminho para o sucesso. O líder sábio compreende o valor e os comportamentos das redes humanas em toda a organização. As pessoas têm uma necessidade inata de histórias, motivos de orgulho, experiências, sucessos e fracassos. Quando você sabe como alavancar a sequência, a frequência e o fluxo de comunicação, você tem as ferramentas para fazer crescer a reputação da sua escola e maximizar a confiança e a lealdade.

É importante avaliar os níveis de influência e as práticas comuns dos principais líderes em sua rede. Vale lembrar que o grau de influência de uma pessoa no boca a boca não é necessariamente indicado por sua posição. Um membro da diretoria, por exemplo, pode realmente ter menos impacto do que um professor.

O desenvolvimento de um método estratégico e consistente de comunicação e construção de relacionamento é uma vantagem sustentável – aquela que tem mais probabilidade de produzir o nível desejado de crescimento de matrículas e rematrículas.

  1. Cultura escolar

Qual é a cultura escolar ideal para o máximo crescimento do corpo docente e dos alunos? É aquela em que as qualidades individuais são altamente valorizadas. Confiança e colaboração são naturais e comuns. O corpo docente e a equipe se aperfeiçoam, contribuindo de forma apaixonada com a missão da escola – o significado motivador que a escola claramente representa.

Organizações com pessoal altamente engajado superam seus concorrentes – em mais de 50% na retenção de funcionários, em quase 90% na satisfação do cliente e têm quatro vezes mais probabilidade de crescer. Defender a cultura da escola é função dos gestores, mas também de todos. Lute e proteja a cultura da sua escola para criar as melhores condições de motivação e desempenho.

  1. Alta qualidade

Construir uma equipe de alta qualidade em todos os domínios: governança, operações, administração e aprendizagem – é a única maneira de alcançar uma escola de alta qualidade de forma sustentável. Contratar bem significa construir um processo eficaz para atrair, recrutar, selecionar e integrar pessoas que irão atender ou superar suas fortes expectativas de desempenho. A “guerra pelo talento” é aquela que você deve vencer para dar aos seus alunos a melhor chance de realizar seus sonhos.

Para ser o melhor, utilize um processo disciplinado para treinar e desenvolver cada funcionário. Dar a eles expectativas claras, talvez com uma avaliação de desempenho, aumentará o foco e a clareza. Com uma linguagem comum e metas estabelecidas, você tem uma estrutura na qual pode ampliar os pontos fortes de seu pessoal e suas contribuições individuais e coletivas para seus planos de crescimento. Isso também lhe dá a capacidade de substituir as pessoas de baixo desempenho em tempo hábil – uma capacidade crítica de liderança.

  1. Encantar a todos

Como você saberá quando sua escola alcançou a excelência? Quando você tem pessoas, entre seus funcionários e famílias, que ficam emocionadas com sua experiência. É absolutamente vital que todos em sua escola se comprometam com uma estratégia única: encantá-los todos os dias, de todas as maneiras.

Quando a visão da sua escola estiver alinhada com o que eles precisam e desejam, o próximo passo é oferecer um pouco mais. Surpreenda-os com a forma como sua equipe vai além. Isso não significa comprometer seus padrões e expectativas, mas sim ouvir com mais atenção, antecipar e se preparar para questões e problemas em potencial e procurar oportunidades para criar situações e experiências agradáveis.

  1. Melhorar de forma inovadora

Cada vez mais, os pais esperam que você melhore de maneira mais rápida e eficaz. O planejamento estratégico deliberado de longo prazo é mais útil em tempos de períodos estáticos e previsíveis. Em tempos dinâmicos como este, entretanto, quando tantos fatores no mundo estão mudando tão rapidamente, ciclos mais curtos de planejamento, aprendizagem e ajuste são necessários.

É preciso flexibilidade para se adaptar mais rapidamente às necessidades reais e emergentes de seus alunos e pais. Usar ciclos mais curtos (por exemplo, 90 dias) de planejamento e medição fornece um retorno sobre o investimento mais claro e protege contra o excesso de investimento em projetos que não agregam valor.

Se você deseja manter a atenção dos pais em um período de mudanças rápidas, o planejamento e a execução da inovação são essenciais.

Desenvolva um sistema preciso para coletar informações que o ajudem a realmente conhecer seus clientes em um nível mais profundo, e use esses dados para envolvê-los em uma conversa significativa, para reconhecer eventos e marcos especiais e para expressar um cuidado genuíno.

Leia também:

Seu colégio tem se utilizado das novas tecnologias para as campanhas de matrícula e rematrícula?

Confira as novas ferramentas e tecnologias que têm trazido resultados efetivos para as campanhas de matrícula e rematrícula

Especial Matrícula e Rematrícula: O que seu colégio precisa saber sobre o mercado para tornar as campanhas mais eficazes

É hora de pensar ou repensar sua campanha de matrícula e rematrícula. A dica é começar pela análise da economia, do mercado educacional e de cases de sucesso

Campanha de rematrícula: sucesso depende de cronograma de ações contínuas

Conheça os principais passos a que seu colégio deve estar atento para conquistar resultados satisfatórios na retenção de alunos

Deixe uma resposta