Lição de casa pelo app: o grande diferencial para seu colégio

Lançado pouco antes do início da pandemia, o módulo lição de casa do IsCool App se tornou o melhor amigo dos colégios e ganhou novas e importantes atualizações, evoluindo ainda mais o jeito de comunicar e se tornando essencial mesmo com o retorno das aulas presenciais

De tudo o que seu colégio transformou e fez acontecer durante a pandemia do novo coronavírus, o que vai permanecer no novo normal da instituição? Para a maioria dos colégios, certamente no topo da lista estará o item comunicação digital.

Foi lançando mão de uma comunicação efetiva por meio dos aplicativos escolares que os colégios puderam levar a informação correta às famílias e agilizar o atendimento a pais e alunos, mantendo o compromisso da instituição junto ao público.

Nesse sentido, fez a diferença também quem decidiu optar pelo módulo de lição de casa, uma funcionalidade do aplicativo IsCool App que segmentou ainda mais o fluxo de dados gerados pelas turmas, permitindo um acompanhamento mais de perto da evolução do processo de aprendizagem de cada aluno.

Sucesso entre os colégios IsCool App, o módulo lição de casa tornou-se ainda mais importante durante este período de aulas on-line, ganhou novas funções e evoluiu dentro do aplicativo. Agora, pela sua eficiência, deve permanecer com uma das ferramentas mais importantes da comunicação escolar nos próximos meses, mesmo com o retorno das aulas presenciais.

 “O módulo lição de casa foi lançado antes do inicio da pandemia e já naquele contexto era uma conveniência muito grande ao professor que, através de um tablet ou de um celular, podia lançar a lição de casa e atividades para diversas turmas. Inclusive, também porque sua interface já era muita intuitiva, permitindo envio de links e diversos tipos de arquivos. Mas com esse novo contexto que se estabeleceu, ele agregou muito mais valor para as escolas. Então ele tem sido, junto com os comunicados, nosso carro-chefe atualmente”, explica Tálita Barão, gerente de produto e relacionamento do IsCool App.

Sucesso total de adesão

No mesmo dia de seu lançamento na plataforma, o módulo foi requisitado por cerca de um terço dos colégios que utilizam o IsCool App, como lembra Ghabriel Daniel, da equipe de Sucesso do Cliente: “A adesão foi praticamente instantânea. Recebemos muitos pedidos para a habilitação do módulo e orientação sobre seu funcionamento”.

Mas foi mesmo depois que a pandemia se instalou que o uso do módulo se tornou massivo pelos usuários. Ao passo em que consolidaram suas estratégias de EAD, os colégios passaram a lançar suas aulas gravadas ou mesmo links de aulas transmitidas em tempo real, além de intensificar o envio de arquivos anexos e conteúdos para consulta.

“A vida dos professores se tornou mais prática e organizada utilizando este novo método de entrega de tarefas aos alunos. As famílias receberam o acesso às lições de casa rapidamente e, pela intuitividade do módulo, já absorveram a mudança logo no primeiro momento. A adesão e a interação dos pais neste período de tempo para o uso da ferramenta foi gigantesco”, conta Daniel, sobre o nível de impacto do novo módulo para os colégios que já possuíam o IsCool App há mais tempo e que, apesar de já contar com altos índices de adesão, passaram a atingir 100% de interação dos pais.

Um módulo ‘à la professor’

Ao longo de sua jornada no ensino remoto e uso da ferramenta, os próprios clientes em seus feedbacks foram guiando a equipe de desenvolvimento do IsCool App a, rapidamente, evoluir o módulo e adicionar novas funções que estivessem perfeitamente adequadas ao cenário de ensino remoto.

“Os professores sentiram a necessidade de um relatório do envio das tarefas e nós implementamos essa ação. Outra necessidade era a de postar tarefas não só para a turma toda, como também para um aluno de maneira individual, o que já é uma realidade. Além do mais, o módulo agora também permite que o próprio aluno devolva a lição de casa já realizada diretamente ao professor. Tudo isso tem feito bastante sucesso. Nós temos tido um retorno muito positivo das escolas”, pontua Tálita.

Organização e controle

Diferente de um comunicado, o conteúdo do módulo lição de casa fica separado de outras informações referentes ao dia a dia da classe. Nas lições é possível determinar uma data de entrega, por exemplo, o que é ideal para o controle do aluno na prioridade dos afazeres e até dos pais que acompanham mais de perto a realização das tarefas.

Seguindo o padrão de design flat e intuitivo que é marca registrada do IsCool App, o módulo lição de casa é de fácil acesso ao usuário de qualquer nível de interação. Conta com detalhes importantes para a organização da informação e até mesmo notificações, que não deixam o aluno esquecer os deadlines. Sem contar as diversas possibilidades de configuração e edição do conteúdo para melhor controle do professor.

Pós-pandemia

O módulo é gratuito para o cliente IsCool App e também rápido de ser habilitado pela equipe operacional. E além de intuitivo e com possibilidade de lançamento mobile via celular ou tablet, conta, ainda, com tutoriais que auxiliam nas mais diversas configurações, de acordo com as necessidades da instituição.

Considerando que a adesão dos usuários tem atingido níveis tão altos no aplicativo de comunicação devido à utilização da ferramenta, é certo que o lição de casa continuará sendo uma das principais ferramentas na retomada das aulas presenciais – que deve ocorrer de maneira progressiva.

Enquanto isso, tanto este módulo quanto o IsCool App, de maneira geral, evoluem no ritmo de transformações vivido pela educação. Tudo possível por outro importante diferencial do comunicador: o relacionamento com o cliente. 

“Hoje, mais de dois terços dos nossos clientes utilizam o módulo lição de casa. Isso é reflexo do nosso trabalho, da nossa dedicação e da parceria constante que a gente tem com as escolas e o nosso compromisso de evoluir o aplicativo para ele ser sempre uma ferramenta bastante atualizada para todas as instituições de ensino”, finaliza Tálita.

Outras novidades: Canal de Atendimento

Como parte da evolução do módulo Lição de Casa, o IsCool App também desenvolveu duas novas funções para o Canal de Atendimento. A primeira delas é sobre o Horário de Atendimento, permitindo que o colégio limite o recebimento de mensagens pelo seu colaborador dentro de período predeterminado.

A segunda nova função tem relação direta com a primeira. Trata-se da Resposta Automática. Com essa novidade, o usuário recebe uma resposta automática definida pela própria escola, caso entre em contato fora do horário de atendimento.

De acordo com Tálita Barão, essas duas melhorias no Canal de Atendimento ajudam muito as escolas a regular o uso do app por parte dos funcionários em horários determinados. “No contexto de trabalho remoto é um recurso bastante importante”, ressalta.

Leia também:

IsCool App lança módulo Lição de Casa

Deixe uma resposta