Seminário debate a educação na primeira infância

Evento realizado na capital paulista contou com especialistas, entre eles, o escritor Pedro Bandeira, a psicóloga Rosely Sayão e o cartunista Maurício de Sousa.

O que acontece na primeira infância é importante para toda a vida. Por essa razão, cerca de 650 pessoas participaram do Seminário de Educação Infantil 2019 promovido pelo jornal Metro, dia 19 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Educadores e pais deixaram cedo suas casas num sábado para conhecerem mais sobre os anos de descoberta de crianças entre 0 e 6 anos de idade.

“Foi inspirador ver tantas pessoas querendo fazer diferença na formação das nossas crianças”, afirma Ivana Moreira, colunista do Jornal Metro e responsável pela curadoria de conteúdo do Seminário.

Para ela, investir na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento do país.

“Foi maravilhoso ver centenas de educadores e pais que concordam com isso”, relata. E completa: “Sem o apoio de parceiros que também acreditam na educação, como a School Picture, não teria sido possível”.

A School Picture participou do evento como expositora, levando seu portfólio de marcas: Conquista Formatura, IsCool App e Ciranda de Livro. Próximo ao estande, os participantes do evento puderam posar para fotos-lembranças, registradas pelas lentes da empresa que possui mais de 30 anos de experiência em recordação escolar.

Palestrantes

Entre os especialistas em educação infantil que palestraram, o escritor de livros infanto-juvenis, Pedro Bandeira arrancou risos da platéia com seu jeito divertido de contar histórias. De acordo com o autor de livros como “Alice no país da mentira” e “O fantástico mistério de Feiurinha”, a literatura destina-se a falar com a emoção do leitor. Ele apresentou a palestra “Literatura na primeira infância”.

“Através da literatura, a criança pode amadurecer emocionalmente”, diz o premiado escritor.

Pedro Bandeira ainda citou a importância de estimular a criança desde o ventre da mãe, citando os estudos do psiquiatra canadense Thomas Verny que relatam o aprendizado dos bebês a partir do terceiro mês de gestação ainda no ventre materno.

“Os pais devem falar bastante com o bebê para que a criança adquira desde cedo mais vocábulos”, explica. 

A psicóloga Rosely Sayão abordou a questão sobre a parceria entre família e escola. “A quem deve beneficiar essa parceria? De ambas as partes, costuma ser bem vista?”, questiona. De acordo com Sayão, nem sempre é fácil para os pais atenderem as demandas das escolas e vice-versa. Porém, a especialista ressaltou a importância dessa parceria família e escola em prol do desenvolvimento dos pequenos.

Já o cartunista e escritor Maurício de Sousa apresentou a palestra “Construindo valores com a Turma da Mônica”. O “pai” dos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e tantos outros destacou a série criada para o Youtube, “Mônica Toy”, sem falas, que pode ser assistida por qualquer criança, em qualquer lugar do mundo.

Sem dúvidas, a Turma da Mônica têm contribuído para a educação infantil como recurso pedagógico nas salas de aula, em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A palestra de Maurício de Sousa encerrou o último painel do evento, cujo tema era “Filhos melhores para o mundo”.

Ao todo, 16 especialistas abordaram a educação infantil através dos temas da educação inclusiva, aprendizagem criativa, disciplina positiva, entre outros temas. O primeiro painel tratou o tema “Uma nova escola para novas crianças, o segundo falou sobre o novo olhar, novas atitudes e o terceiro sobre as novas disciplinas para a primeira infância.

Entre uma pausa e outra para o coffee-break, os visitantes conheceram as demais soluções escolares da School Solutions, como o aplicativo de comunicação escolar, o IsCool App que fornece diversas facilidades, entre elas, a possibilidade de integração do sistema de gestão escolar ao aplicativo, além de matrícula e rematrícula por assinatura digital com validade jurídica.

Primeira infância

A primeira infância é um período de crescimento notável, com o desenvolvimento do cérebro no auge. Durante esse estágio, as crianças são altamente influenciadas pelo ambiente e pelas pessoas que as cercam.

Os cuidados e a educação na primeira infância são mais do que a preparação para a escola primária. Ele visa o desenvolvimento holístico das necessidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas de uma criança, a fim de construir uma base sólida e ampla para a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida.

Dessa maneira, investir na educação primária é um dos melhores investimentos que um país pode fazer para promover o desenvolvimento humano, a igualdade de gênero e a coesão social, além de reduzir os custos de programas corretivos posteriores. Para crianças desfavorecidas, esse investimento desempenha um papel importante na compensação das desvantagens da família e no combate às desigualdades educacionais.

A Unesco, através da agenda da Educação 2030, pretende garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento na primeira infância, com cuidados e educação pré-escolar de qualidade, para que possam estar prontos para o ensino primário.

Eventos com a proposta do Seminário de Educação Infantil contribuem para o debate sobre a primeira infância e a necessidade de se dar uma maior atenção a essa importante fase da vida, tanto por parte das autoridades governamentais, como por parte dos educadores e sociedade em geral.

Confira os melhores momentos do Seminário de Educação Infantil 2019

Deixe uma resposta