Equipe do IsCool App participa do Sphere International Seminar

Sara Vogel, palestrante do Sphere International Seminar

Evento reuniu cerca de 350 pessoas e trouxe palestrantes do Brasil e do exterior para discutir sobre a educação bilíngue

Que a educação bilíngue é uma tendência que veio para ficar, todo mundo já sabe. Por isso, cada vez mais os profissionais da área de educação precisam se atualizar sobre as novidades acerca do tema. Nada melhor que trocar experiências e informações durante evento dedicado a discutir o bilinguismo no Brasil.

Trata-se do Sphere International Seminar, evento realizado nos dias 7 e 8 de setembro, na capital paulista. A Equipe do IsCoolApp/School Picture participou como expositora e patrocinadora do seminário que foi idealizado para a reflexão do ensino de uma segunda língua.

Em pleno feriado nacional, gestores e professores trocaram as rodovias engarrafadas em direção ao litoral pelo conhecimento. O Sphere International Seminar reuniu cerca de 350 pessoas e apresentou palestrantes renomados, tanto do cenário nacional, como internacional.  

O evento voltado para a educação bilíngue acontece a cada dois anos. O seminário, que já está em sua sétima edição, é de iniciativa da Sphere International School, franquia de escolas internacionais pertencente ao Grupo SEB.

No estande do IsCool App e School Picture, os visitantes puderam conhecer diversas soluções escolares em comunicação escolar (no caso do aplicativo); fotografias e livros personalizados como recordação escolar (School Picture), além da oportunidade de levar uma foto-lembrança para casa, realizada por fotógrafo profissional da nossa equipe.

Segundo a analista de negócios do IsCool App, Débora Cavallaro, as escolas bilíngues também são grandes parceiras do aplicativo.

“Poder conversar com elas em um evento tão importante como o Sphere International Seminar, nos fez ficar por dentro das novidades para aprimorarmos ainda mais o nosso produto”, comenta.

Atualmente, o IsCool App já conta com diversas escolas bilíngues como parceiras. Uma das funcionalidades do aplicativo que atende principalmente a essas escolas é que o IsCool App oferece a opção de 4 idiomas, podendo ser configurado em Inglês, Alemão, Espanhol e Português.

Palestras e Workshops

Em 2019, o Sphere International Seminar contou com palestrantes nacionais e internacionais de referência, tais como: Ofelia García, Sara Vogel, Fernanda Liberali, Antonieta Megale, Anne-Marie de Mejía e Amparo Clavijo.

Logo no primeiro dia, a americana Sara Vogel abordou um estudo de caso sobre professores bilíngues de escolas públicas de ensino médio, da cidade de Nova Iorque. A pesquisadora revelou como eles estão integrando conceitos e práticas de Ciência da Computação em suas áreas de estudo e ensino de idiomas.

Sara Vogel é especialista na interseção entre educação bilíngue e aprendizado de mídia digital. Atualmente, é uma das principais pesquisadoras nessa área.

A especialista participou de mesa redonda ao lado de Amparo Clavijo e Fernanda Liberali, ambas também palestraram no mesmo dia. Amparo Clavijo é PhD e professora de alfabetização no Departamento de Linguística Aplicada da Universidad Distrital em Bogotá, Colômbia. Enquanto que Fernanda Liberali possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.

Já no segundo dia, a brasileira Antonieta Megale foi um dos destaques. Ela palestrou durante o Sphere International Seminar, com a apresentação intitulada “Educação multilíngue e multicultural: práticas e percursos no contexto brasileiro”.

Inclusive, vale ler ou reler artigo que fizemos aqui no blog do IsCool App sobre Ensino Bilíngue: saiba como formatar sua escola, com Antonieta Megale que é doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades.

Antonieta participou ainda de mesa redonda com Tatyana Kleyn e Anne-Marie de Mejia, ambas palestrantes do dia 8 de setembro. Tatyana Kleyn é professora associada e diretora dos Programas de Educação Bilíngue do  The City College em Nova Iorque.  Já Anne-Marie de Mejia é doutora em Linguística na área de Educação Billíngue pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

A programação dos dois dias do evento reuniu palestras e workshops sob o tema: A constituição de agência por meio de práticas multilíngues e multiculturais”. Nos intervalos, os visitantes puderam conhecer a área dos expositores, entre eles, School Picture e IsCool App.

Com um time de peso de palestrantes, inclusive composto só de mulheres, o Sphere International Seminar mostrou que a educação bilíngue é um campo multicultural ainda a ser muito explorado, com transformações e inovações chegando a cada dia.

O seminário contou com a participação de professores e gestores da área da educação que atuam do Ensino Infantil ao Ensino Médio. A ideia do evento é debater as perspectivas e práticas relativas à educação bilíngue e internacional. Dessa forma, torna-se uma fonte rica para que os profissionais da área possam reciclar seus conhecimentos e aumentar seu repertório intelectual.

Nas edições passadas, o seminário apresentou temáticas relacionadas a “Visible Thinking”, “Teaching for Understanding” e “Differentiated Instruction”, sempre com a participação de renomados pesquisadores e educadores, tanto do Brasil, quanto de outros países. Que venham as próximas edições do Sphere International Seminar, um evento que sempre nos brinda com novidades da Educação Bilíngue.

Confira alguns momentos do Sphere International Seminar

Deixe uma resposta