IsCool App e School Picture marcam presença no GEE 2019

Confira detalhes da edição de 2019 do Grande Encontro da Educação (GEE), que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho

O evento GEE – Grande Encontro da Educação 2019 reuniu cerca de 600 participantes, entre gestores escolares e coordenadores pedagógicos, em torno do tema “A educação básica na era do Big Data”. As marcas School Picture e IsCool App marcaram presença no encontro como patrocinadores especiais, sendo a segunda participação no evento.

O GEE 2019 abordou a influência das novas tecnologias e do Big Data para o futuro da educação. Palestrantes convidados apresentaram tendências sobre a otimização do armazenamento de dados das instituições de ensino, além de novas maneiras de aprendizagem. Durante o intervalo das palestras, os visitantes puderam conhecer algumas inovações tecnológicas e educacionais através de expositores do setor.

Oportunidade de relacionamento

Entre os expositores, IsCool App e School Picture apresentaram as novidades em módulos e produtos respectivamente.

“Para nós, o GEE é uma ótima oportunidade de nos relacionar com colégios que são ou não parceiros, discutindo e conversando sobre as novidades no ramo da educação“, avaliou Débora Cavallaro, analista de negócios do IsCool App.

As novas funcionalidades do IsCool App, por exemplo, foram demonstradas aos participantes do evento, como a Galeria de Fotos, que proporciona aos pais a comodidade de acompanhar seus filhos através de imagens capturadas durante eventos, passeios e rotina escolar. Assim como o módulo de Matrículas que permite à direção da escola efetuar a matrícula dos alunos através do aplicativo, com recolhimento da assinatura digital do responsável, com validade jurídica.

O módulo Matrícula, inclusive, tem tido grande aceitação por parte dos colégios, que enxergam uma oportunidade de reduzir o volume de contratos impressos, economizando com impressão em papel e, de quebra, colaborando com o meio ambiente.

Big Data e as novas tendências da educação

Nos dias de hoje, muito se fala no uso das tecnologias em sala de aula e já no primeiro dia do evento, os participantes puderam acompanhar esse tema através de palestras e painéis. Também assistiram que a democratização do conhecimento científico, citando como biologia, engenharia e ciência de dados podem mudar os rumos da educação escolar nos próximos anos.

O papel do professor em relação aos temas atuais, como Fake News (Notícias Falsas) foi ainda tema de palestra sobre as tecnologias digitais. O termo Big Data, que significa um grande volume de dados, gera impacto direto nos colégios. Por exemplo, o uso de dados pode ser ferramenta para avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos escolares, ajudando a estabelecer metas individuais e coletivas. As competências para dominar esse universo de forma mais eficaz foram apresentadas aos participantes no primeiro dia do evento. 

Meio ambiente, Big Data e desenvolvimento sustentável: o papel das escolas, a Lei Geral de Proteção de Dados e metodologias ativas foram outros temas abordados no segundo e último dia do GEE. O palestrante Leandro Holanda, co-autor do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação abordou o tema de metodologias ativas.

Segundo ele, “estudo sobre uso efetivo da tecnologia para o aprendizado demonstrou que não basta a tecnologia em si, mas que é necessário o uso guiado dessa tecnologia em sala de aula”, apontou ele.

Contradizendo o pensamento comum, Holanda apresentou dados sobre o estudo que provam que a maioria dos estudantes prefere realizar atividades práticas e resolver problemas a usar a tecnologia pura e simplesmente.

Por fim, o evento trouxe para a reflexão os movimentos mais recentes da educação sob a ótica das metodologias ativas de ensino na qual os alunos são protagonistas do conhecimento e o professor, um importante mediador. Também uma oportunidade para a comunidade acadêmica se encontrar, obter conhecimento e conferir as inovações tecnológicas do setor.

Galeria de fotos

Confira alguns dos momentos especiais vividos no estande do Grupo School Picture durante o Grande Encontro da Educação – GEE 2019

Deixe uma resposta