Você sabe a diferença entre aceite digital e assinatura digital de matrícula?

Distinta de um termo de aceite via portal on-line, a matrícula pelo celular oferecida pelo IsCool App tem validade jurídica e se torna ferramenta importante para os colégios que buscam não somente agilidade, mas principalmente segurança e integridade ao processo, evitando qualquer dor de cabeça futura

matrícula_pelo_celular_IsCoolApp.png

Está pensando em eliminar a assinatura de papéis e tornar o processo de matrícula e rematrícula do seu colégio totalmente digital? Então, você está no caminho certo para levar muito mais agilidade às suas campanhas e agradar em cheio os pais cada vez mais conectados. A próxima etapa, agora, é escolher a tecnologia que proporcionará uma migração sutil e segura para o processo, afinal, a intenção é eliminar, também, qualquer tipo de dor de cabeça e descontentamento.

Amparada pela artigo 10 § 2 da Medida Provisória nº 2.200-2/2001, a assinatura eletrônica se popularizou, mas está dividida em duas principais categorias: o aceite digital e a assinatura digital. Ambos são legais, mas trazem aplicações diferentes e demandas diferentes.

Quando o assunto é matrícula on-line, estão envolvidos pontos como a validação jurídica e integridade do documento, que resguardam a segurança futura não só do colégio, mas também dos pais. Nesse caso, em que a mudança envolve muito mais do que a simples eliminação do papel, o processo mais indicado é a assinatura digital.

 

Entendendo as diferenças entre aceite e assinatura

Na prática, podemos resumir as diferenças como:

  • Aceite digital: Funciona como um acordo no formato digital. Bastante utilizado no cadastramento em plataformas digitais como e-mail e mídias sociais, por exemplo, ele geralmente traz um checkbox para ser assinalado ou um botão que confirma que você está “de acordo” ou “concorda” com os termos do documento. No IsCool App, essa opção aparece na funcionalidade “autorização”, bastante utilizada para permitir que o aluno participe de passeios pedagógicos.

 

  • Assinatura digital: É o resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos e criptografia assimétrica para atestar a autoria da assinatura, ou seja, é como se o documento estivesse sendo assinado em papel e caneta. A assinatura digital afere a integridade do documento e dá validade jurídica a ele, tornando-o executável. O módulo de matrícula do IsCool App se utiliza dessa tecnologia, tornando a matrícula um documento que pode ser levado à justiça sem as dificuldades que poderia apresentar um aceite.

 

Por que assinatura digital na matrícula?

Utilizado por empresas de grande porte e de diversos setores, como bancos, seguradoras, prestadores de serviços digitais e até o Consulado Americano, o sistema de assinatura digital é composto por múltiplas chaves criptográficas que se complementam. Por isso, a assinatura eletrônica foi eleita por legislações do mundo todo como substitua legal da assinatura de punho próprio.

 

Como funciona a matrícula pelo IsCool App?

Baseado na premissa de que a assinatura digital é o caminho mais adequado e seguro para a assinatura de documentos, o módulo de matrícula do IsCool App garante a autenticação de cada signatário, além de informações técnicas do arquivo assinado.
O colégio que opta pelo módulo matrícula do IsCool App não só pode imprimir e arquivar o documento de matrícula, como também permite aos pais que o acessem a qualquer momento, uma vez que ele estará disponível on-line, com as devidas restrições de segurança.

“O IsCool App já oferece há muito tempo o termo de aceite para autorizações, mas sabíamos que a matrícula deveria ter uma tratativa diferenciada, por isso optamos por trazer para o aplicativo o processo correto e que protege pais e colégios”, afirma Ramin Shams, presidente da School Picture, detentor do IsCool App.

 

Agilidade e facilidade a todos os envolvidos

Além de garantir total segurança da informação, o novo módulo torna possível que o processo seja concluído com apenas alguns cliques, o que confere muito mais facilidade e praticidade ao processo. O colégio ganha em agilidade e segurança, já que não há dificuldades em administrar os arquivos, enquanto o usuário obtém inúmeros ganhos em facilidade, podendo realizar a assinatura no mesmo ambiente em que já tem contato com a vida escolar do aluno.

 

Saiba mais

Para obter mais informações sobre o novo módulo de matrícula do IsCool App, acesse o site e fale diretamente com a equipe de atendimento ou acompanhe outras matérias sobre o tema, clicando aqui.

2 comentários sobre “Você sabe a diferença entre aceite digital e assinatura digital de matrícula?

Deixe uma resposta