5 razões (e dicas) para seu colégio implantar um aplicativo de comunicação digital mobile em 2018

Saiba quais são os motivos definitivos para que sua instituição adquira ou atualize o aplicativo escolar neste ano;  muito mais que um diferencial, os apps são uma necessidade

comunicação escolar 2018_gestão escolar_iscool app

Para muitos especialistas da área de gestão, 2018 é um ano importante para a comunicação. Empresas das mais diferentes áreas estão aprimorando e ampliando sua maneira de se comunicar com os clientes a fim de se manter em crescimento e passar a mensagem correta. Nesse cenário, quem ganha holofotes é a comunicação mobile, que já mais que comprovou sua capacidade de encurtar distâncias e interligar as pessoas de forma eficiente.

Na educação, área que ainda permeia caminhos convencionais, o assunto passou a ganhar mais ibope nos últimos anos com o surgimento de diversos aplicativos de comunicação no mercado e o uso indiscriminado dos celulares portão adentro (e a fora) das instituições. Mesmo assim, não são raros os casos de escolas que ainda não aderiram à comunicação mobile ou, mesmo optando por um app, que ainda não usufruem 100% de suas ferramentas.

Se o seu caso se encaixa nesse cenário, então aqui vão alguns dos motivos pelos quais seu colégio deve dar prioridade a essa pauta para completar o processo de comunicação feito hoje. Um deles vai te convencer.

 

1) Questão de necessidade

A comunicação presencial continua sendo a mais importante e aquela que é insubstituível, mas é um erro pensar que ela é a única maneira de se conseguir uma comunicação eficiente com seus clientes. Na maioria das vezes, estamos falando de pais nascidos na Geração Y, pessoas que consideram o celular o meio mais eficiente de se aproximar ou estabelecer uma conexão com as pessoas.

A regra é clara: ou o colégio oferece um ambiente de troca de informações e discussão on-line e prepara seus funcionários para um bom atendimento mobile, ou os aplicativos gratuitos se instalam na sua comunidade escolar, sem qualquer tipo de controle e trazendo grande vulnerabilidade e exposição à sua instituição.

Comunicar-se de todas as maneiras e adaptar sua cultura às novas tecnologias há muito deixou de ser um diferencial de mercado, se tornou uma necessidade básica de negócio.

 

2) Apps cada vez mais completos e mais acessíveis

Os aplicativos de comunicação, hoje, vêm para organizar. Lançando mão de diversas ferramentas e atualizando funções constantemente, as plataformas vão muito além da simples troca de recados e ganham status de sistemas de gestão escolar. Com ele, já é possível, inclusive, integrar seu software administrativo para que tudo esteja disponível em um mesmo lugar e seja atualizado em apenas um clique.

Com uma equipe com mais de 30 anos de experiência em educação, o IsCool App sai na frente quando o assunto é facilitar a rotina escolar, já que aplica seu know-how em novas ferramentas constantemente. Assim, transforma pedidos de professores, coordenadores, gestores, pais e alunos em novas funcionalidades para o app.

Democrático, o aplicativo de comunicação ainda tem a vantagem de praticar valores módicos de cobrança e se mantém como um investimento de baixo custo para a gestão do colégio, comparado ao número de benefícios que aplica ao dia a dia da instituição.

 

3) Agilidade nos processos internos e auxílio aos colaboradores

A rapidez que agrega aos processos é outro ponto forte dos aplicativos de comunicação. Colégios que tornaram suas tarefas menos manuais com a ajuda das plataformas indicam que, em alguns casos, tiveram uma economia de até 60% de tempo dos professores e auxiliares de classe.

Um percentual considerável não somente para os colégios, como também para os colaboradores, que conseguem desenvolver de maneira mais fluida suas tarefas diárias e novos projetos dentro de sala.

A dica é utilizar-se de todas as ferramentas que o aplicativo possui e não se limitar apenas com a simples troca de mensagens.

 

4) Segurança garantida

Segurança da informação não é brincadeira. Em um mundo em que notícias falsas se espalham pelas mídias sociais ao mesmo tempo em que milhares de novos vírus são introduzidos na rede, manter dados seguros sobre sua empresa e sobre seus clientes é quesito básico.

Ter conhecimento sobre o que está sendo transmitido em nome do seu colégio é outro ponto fundamental e mais do que possível com as plataformas de comunicação escolar. Segurança reforçada para que nenhuma informação indevida seja publicada e que sua marca se mantenha forte.

5) Sustentabilidade ainda é pauta

Além de ajudar o planeta, o colégio que utiliza o aplicativo de comunicação tem um apoio extra na formação de futuros cidadãos conscientes. E com um olhar mais estratégico de gestão, aqui o ponto é pensar, também, em quanto a economia de papel e impressões trará para o caixa do colégio todo final de mês.

Pesquisas com colégios que aposentaram as agendas físicas apontam uma economia de até 80% do atual custo com compras de cadernos, papeis e aluguel de impressoras. Em tempos de orçamento sem folgas e concorrência pesada, o aplicativo se torna ferramenta imprescindível do planejamento de gestão.

 

Eu estou convencido, mas como convencer também os pais mais resistentes?

O segredo para garantir a adesão e apoio dos pais na decisão pela implantação do aplicativo é trazê-los para mais perto na tomada de decisões e promover uma mudança gradativa. É comum que o novo traga certa insegurança, por isso a necessidade de treinamentos e workshops com os pais, além de um plano bem completo de comunicação.

Aponte números, pesquisas e cases de sucesso, depois, mostre como as mudanças surtiram efeitos positivos. Exemplos e comunicação são a chave para tornar os pais mais resistentes verdadeiros aliados na evolução do negócio.

Deixe uma resposta