5 motivos para seu colégio adotar a autorização digital

Amparada legalmente, a assinatura digital já é uma realidade em aplicativos de comunicação escolar, conheça algumas das razões para adotar essa ferramenta e trazer muito mais dinamismo ao dia a dia do colégio e dos próprios pais

Autorização digital_iscool app

Passeio pedagógico à vista e é dada a largada à impressão dos papéis, coleta de assinaturas dos pais e preparação de documentação para a empresa de turismo responsável pelo transporte. Saídas escolares são essenciais em um calendário anual bem planejado, mas, não bastasse a responsabilidade que é tirar as crianças das imediações da escola, é preciso muita organização para cumprir prazos e processos não tão práticos assim. Um dos entraves é justamente a assinatura do responsável liberando a criança para a participação na atividade, porém, esse e outros procedimentos que dependam da autorização dos pais estão se tornando mais ágeis com a possibilidade da assinatura digital.

Amparada judicialmente, a autorização digital está presente no aplicativo de comunicação escolar utilizado para informar os pais sobre a vida escolar do aluno. Uma ferramenta extra no quesito facilidade.  Assim, enquanto visualiza o comunicado que informa sobre o objetivo do passeio, data e dados pedagógicos importantes, a família já tem a opção de clicar em “sim” para permitir que o filho participe com o restante da turma.Mas para provar que essa ferramenta de autorização é imprescindível para seu colégio não somente no quesito passeio pedagógico, listamos algumas das vantagens que ela carrega consigo:

 

1) Mais segurança 

Enquanto o papel pode se perder, sofrer rasuras ou adulterações, documentos digitais legais não carecem de espaço físico de armazenamento e são totalmente rastreáveis. Além do mais, você já parou para pensar em quanto custa para sua instituição manter enormes arquivos físicos e pastas de alunos cheias de papel? Se até para abrir conta em banco é possível utilizar o celular, certamente a autorização digital vai trazer um processo mais simples, moderno e seguro ao seu colégio.

 

2) Eficácia e Rapidez

A internet chegou para facilitar a nossa vida e desmistificar processos. Entregar uma autorização na tela do celular do pai faz com que ação não somente se torne mais rápida, mas, também, eficaz. A probabilidade de o usuário tomar uma atitude imediatamente após ser abordado pelo celular é muito maior do que o retorno pelo papel. Sem contar que a própria escola poderá tomar decisões mais rapidamente quando houver a necessidade de uma consulta aos pais a toque de caixa.

 

3) Facilidade aos pais

Nem precisa dizer que os pais, que hoje vivem uma rotina frenética, são os mais agradecidos pela nova tecnologia. Primeiro, porque podem determinar uma hora do dia para se dedicarem ao assuntos do colégio e, na mesma hora, resolverem qualquer pendência. Segundo, porque o colégio e o aplicativo não permitem que ele se esqueça de qualquer atividade enviando notificações push em horários estratégicos… e vamos combinar que não tem nada pior do que você saber que seu filho não participou de alguma atividade com a turma porque você não leu ou esqueceu de assinar uma autorização.

 

4) Mais do que autorização para passeios

A assinatura digital é infalível para passeios pedagógicos, mas também pode (e deve) ser utilizada para outros fins. Por exemplo, quando o comunicado tem grande importância, precisando ser vistado pelos pais, ou quando o colégio deve se certificar de que a família se compromete com alguma atividade específica. Tem, ainda, pesquisas de temas importantes, referentes a pagamentos ou alterações contratuais, e até direito de uso de imagem do menor

 

5) Agilidade no lançamento

Lançar uma autorização no aplicativo de comunicação toma pouco tempo da equipe e requer o mínimo de esforço dos professores e coordenadores em sala de aula. Autorizações podem ser criadas individualmente ou em grupo em questão de minutos e tornam-se arquivos digitais passíveis de consulta mais rapidamente ainda. É agilidade para a gestão escolar do seu colégio e eficácia no resultado obtido.

 

Amparo legal

A autorização digital está amparada pela Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Ela atesta a legitimidade da assinatura digital nos documentos eletrônicos e tornou possível a desburocratização de processos nas mais diversas áreas. Entretanto, os colégios precisam estar atentos a alguns detalhes, como explica o advogado José Pivi Junior: “As autorizações digitais são válidas. Porém, precisam ser admitidas por ambas as partes, ou seja, ainda é necessária uma declaração por escrito do pai aceitando o app como meio de validação. O colégio precisa ter esse documento arquivado para consulta”.

 

Autorização pelo IsCool App

Aplicativo de comunicação escolar que mais cresce no mercado, o IsCool App conta com o módulo “autorizações”, que permite ao colégio emitir documentos oficiais facilmente pelo aplicativo. De maneira intuitiva, os pais podem obter as informações necessárias e já aceitar ou não a proposta do colégio, a apenas um clique. Os documentos vêm acompanhados de notificações push e podem ser identificados facilmente pelo menu inicial.

Deixe uma resposta