A importância do calendário escolar digital

Além de lembrar com antecedência sobre eventos e atividades e criar mais oportunidades de interação com os pais, o calendário on-line e mobile oferece diversos outros benefícios para a gestão escolar e marketing institucional

Calendário

Todo início de ano, os colégios entregam aos pais um calendário com os dias letivos, as semanas de prova, os feriados e períodos de recesso. Na ocasião, geralmente, ainda é apresentada a proposta de conteúdo, com atividades programadas e outras informações importantes para se atentar ao longo do ano letivo.

Mas para onde esse calendário vai? Se estiver impresso em papel, é bem provável que se perca em alguma pasta ou gaveta. Se estiver publicado no site ou enviado por e-mail, também há grandes chances de que o documento seja visualizado algumas poucas vezes até que acabe tendo o mesmo fim do papel, o esquecimento.

O resultado? Engajamento consideravelmente reduzido por parte dos pais e risco alto de ansiedade ou confusão com as informações.

A agenda digital interativa chega para suprir esse gap. No aplicativo de comunicação escolar, por exemplo, o calendário é exposto de maneira simples e didática. Nele, o gestor escolar, coordenador ou professor insere cada item do calendário de acordo com seu grau de importância. Há, ainda, uma série de ferramentas que facilitam o cumprimento dos eventos.

Aqui, trazemos alguns dos benefícios que o colégio adquire ao implantar um app escolar com calendário:

 

– Maior interação dos pais

Ao impactar os pais em tempo real e diretamente pelo celular, o colégio cria mais chances de obter retorno, fato de extrema importância quando o assunto é algum evento que precisa do apoio das famílias. Inteirar o pai sobre o calendário escolar de maneira objetiva ainda fortalece o vínculo dele com a instituição, afinal, quem não quer fazer parte da comunidade e até ter voz ativa nas decisões referentes à rotina escolar e ao futuro dos filhos? Uma agenda digital no aplicativo escolar ainda facilita o pai que quer integrar todos os seus compromissos em uma única fonte, o celular, para que tudo esteja sempre à mão.

– Lembretes para antecipar

As notificações que podem ser inseridas na criação do evento no calendário ajudam a mostrar que a informação é importante. Na correria do dia a dia, é comum que alguns assuntos passem batido. Além do mais, é possível que se crie diversos lembretes que remetam a um compromisso importante no futuro, para que o pai possa se antecipar às tarefas.

– Facilidade para alterações no calendário

Pode acontecer de itens do calendário escolar sofrerem alteração. Uma vez inserido no calendário on-line, o evento pode ser facilmente alterado sem grandes transtornos e de forma transparente, o que é importante para quem busca uma comunicação estreita com os pais.

– Diversidade de informações

Além dos itens comuns ao calendário escolar lá do início do ano, como dias letivos, semana de prova e passeios, a ferramenta permite a divulgação de itens importantes à comunicação escolar e marketing institucional, por exemplo, como datas comemorativas e atividades que envolvem a comunidade de maneira geral.

– Organização da gestão

Dividido por dias, semanas e meses, o calendário do aplicativo escolar organiza a agenda do colégio e, consequentemente, se torna uma ferramenta importante para a equipe de gestão, que concentra as informações em apenas uma fonte. Falando em visualização, os dias com atividades e eventos lançados ficam em destaque e, ao clicar, é possível ver a lista completa dos eventos, de maneira bastante facilitada.

Sobre o calendário escolar

O calendário escolar é um documento oficial e meticulosamente preparado por todos os colégios do país. Nele, existem regras estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) que precisam ser seguidas à risca para que seja garantida a qualidade da educação e o comprometimento com a performance do aluno durante o ano letivo.

Um comentário sobre “A importância do calendário escolar digital

Deixe uma resposta