IsCool para maiores

Nada de vigilância; jovens contam como o uso do IsCool App tem facilitado a rotina escolar e contribuído positivamente para a comunicação com professores, direção e até os pais

iscoolapp-app escolar-colegio anglo cezanne-#bomparatodos (3)
No Colégio Anglo Cezanne, o aplicativo é usado por pais e também pelos alunos

Está mais que provado que o IsCool App é uma ferramenta primordial para a comunicação entre a escola e os pais de pequenos estudantes. Mas o que pouca gente sabe, é que ele tem conquistado os celulares e a rotina de adolescentes no Brasil todo. Usado como uma ferramenta extra-classe, o IsCool App tem mostrado excelentes resultados no engajamento de alunos dos ensinos fundamental II e médio, promovendo, inclusive, uma maior aproximação dos pais com a vida escolar do próprio filho.

“O IsCool App me ajuda bastante, principalmente com o calendário de provas, já que antes a gente tinha que anotar e até acabava esquecendo. Ele também me lembra das atividades e do nome do livro que é leitura obrigatória no trimestre, por exemplo, além do mais, posso até tirar dúvidas sobre trabalho diretamente com o professor”, conta Nathalia Balbino do Nascimento, aluna do 9º ano do Colégio Anglo Cezanne, da cidade de Americana, que implantou o IsCool App há dois meses.

O fato de não ter mais bilhetes de papel se tornou um alívio geral. “Os bilhetes nem sempre eram entregues, porque a gente dobrava o papel, colocava na bolsa e esquecia do aviso. Eles acabavam se perdendo na bolsa, sem querer. Agora a gente não precisa mais se preocupar com isso”, diz outro colega de classe, João Pedro Riquena Munoz.

iscoolapp-app escolar-colegio anglo cezanne-#bomparatodos (4)
Pelo IsCool App, os alunos ficam por dentro do calendário de provas e das atividades que vão acontecer ao longo do trimestre

 

Organizando a formatura

Para João Pedro, o aplicativo é uma ferramenta importante na comissão de formatura da qual ele faz parte. “Todos os assuntos da comissão tratados em reunião são passados para nós pelo IsCool App, antes mesmo da reunião. É por lá que determinamos o tema dos trotes e comunicamos aos outros alunos. Também já usamos bastante a enquete, principalmente quando tivemos que decidir o destino da nossa viagem de formatura. Todo mundo votou, foi bem legal”, afirma ele.

iscoolapp-app escolar-colegio anglo cezanne-#bomparatodos (1)
João Pedo, do 9º ano, utiliza as enquetes do IsCool App para organizar a formatura e tomar decisões importantes em conjunto, como o destino da viagem de final do ano

 

Sem pegação no pé

Quem ainda torce o nariz para a novidade e acha que o IsCool App é só mais uma ferramenta de vigilância dos pais, na verdade, desconhece o potencial de aproximação que a ferramenta tem. Afinal, que não gosta, por exemplo, de ter a ajuda dos pais para solucionar um exercício difícil ou trocar uma ideia sobre determinado tema?
“Não é chato, eu não ligo. Eu gosto de ter a ajuda deles. É bom que eles saibam sempre o que está acontecendo e se precisam tirar alguma dúvida, falam diretamente com a direção do colégio pelo próprio aplicativo”, expõe Nathalia.

iscoolapp-app escolar-colegio anglo cezanne-#bomparatodos (2)
A estudante Nathalia, do 9º ano, acha prático o uso do IsCool App também pelos pais

 

Escola comemora os resultados

E se antes os comunicados em papel se perdiam nas mochilas, agora, a escola comemora os ganhos obtidos com o novo sistema de comunicação. “A comunicação em papel era fria, além do mais, como nem sempre chegava às mãos dos responsáveis, era muito comum receber ligação de pais cobrando alguma informação. Hoje, o pai mais desatento pode até não ver o comunicado, mas não há como negar que a escola está cumprindo seu papel de informar”, comenta Fábio Kawakami, diretor do mesmo colégio dos alunos, o Anglo Cezanne de Americana.

iscoolapp-app escolar-colegio anglo cezanne-#bomparatodos (5)
Fábio Kawakami comemora a eficiência na entrega da comunicação com os pais

Além da eficácia na comunicação com os pais, outro ganho levantado pelo colégio é a responsabilidade gerada para os alunos que utilizam o app no próprio celular. “Os alunos se sentem mais ativos, fazendo parte das tomadas de decisões. Isso é importante”, explica Kawakami.

Só não vale usar o IsCool App durante a aula, quando o celular fica desligado, dentro da bolsa.

Deixe uma resposta